Em confronto válido pela 32ª rodada do Brasileirão, Vasco e Botafogo mediram forças nesta segunda (6). Vivendo situações opostas no campeonato, o embate registrou tensão em nervos à flor da pele desde o primeiro minuto, algo que resultou em um jogo truncado nos primeiros momentos em que a bola rolou dentro de São Januário.
Inicialmente, o Botafogo buscou o controle do jogo nos primeiros minutos, mas esbarrou na marcação do Vasco. Suportando a pressão do rival, a equipe de Ramón Díaz abriu o placar em bela jogada individual de Paulo Henrique, atleta que vem protagonizando uma volta por cima marcante depois de ficar “esquecido” no elenco. Em chute de grande felicidade, o lateral-direito acertou o canto esquerdo de Lucas Perri, que ficou vendido no lance.
🔙📺
— Vasco da Gama (@VascodaGama) November 6, 2023
Mais detalhes do gol do Paulo Henrique! ⚽💢
🎥 Premiere#VASxBOT #BrasileiroNaVascoTV #VascoDaGama pic.twitter.com/IrxM0pxecP
Na sequência do primeiro tempo, o Vasco chegou a ampliar o marcador. Aparecendo mais uma vez no ataque, Paulo Henrique forneceu assistência certeira para Gabriel Pec, mas o impedimento do camisa 96 acabou invalidando a jogada. Alguns minutos depois, Paulinho, de cabeça, ficou perto de anotar o segundo gol da partida. Sem alterações no placar, o primeiro tempo foi encerrado com vantagem para o Cruzmaltino.
Após a volta do intervalo, o ritmo truncado do clássico voltou a ser visto. Decidindo agir, Lúcio Flávio mexeu no Botafogo ao sacar Marçal e Bastos para as entradas de Hugo e Diego Costa, algo que alterou a estrutura tática da equipe.
Provocação inusitada de Medel
Com poucos lances de perigo nos 45 minutos finais, uma situação entre Medel e Diego Costa chamou atenção. Responsável por marcar o atacante, o zagueiro do Vasco se queixou do mau hálito do adversário, momento que viralizou nas redes sociais. Sem nenhum gol na segunda etapa, o confronto terminou com vitória do Cruzmaltino.
o Medel reclamando do bafo do Diego Costa KKKKKKKKKKKKKKKKKKJKKKKKKKKJKKJKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/ONooWTWpm1
— Central do Braga (@CentralDoBrega) November 6, 2023
Próximos jogos de Vasco e Botafogo no Brasileirão
Conseguindo três pontos importantes e chegando aos 37 na luta contra o rebaixamento, o Vasco deixou o Z-4 e empurrou o Cruzeiro para a zona de degola. Agora, a equipe de Ramón Díaz, que teve o confronto diante da Raposa adiado, entra em campo apenas na 34ª rodada. Em casa, o compromisso será contra o América-MG, jogo visto essencial para o clube carioca subir ainda mais na tabela.
Enquanto isso, o Botafogo se encontra mais ameaçado do que nunca no Brasileirão. Empatado em número de pontos com o Palmeiras (59), o Glorioso enfrenta o Grêmio, em São Januário, na sequência do Brasileirão. Neste cenário, o líder do campeonato não possui mais margem para erros e pode perder a liderança na próxima rodada.
FICHA TÉCNICA – VASCO x BOTAFOGO (BRASILEIRÃO)
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 06 de novembro de 2023, segunda-feira
Horário: 19h (Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Wagner Reway (VAR-Fifa-PB)
Gols: Paulo Henrique (aos 28 minutos do primeiro tempo)
Cartões amarelos: Marçal, Danilo Barbosa, Medel, Paulinho, Diego Costa e Tiquinho Soares
Público: 21.043 torcedores
ESCALAÇÃO DO VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Medel e Lucas Piton; Zé Gabriel, Praxedes e Paulinho (Jair); Gabriel Pec (Léo), Erick Marcus (Alex Teixeira) e Vegetti.
Técnico: Ramón Díaz.
ESCALAÇÃO DO BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido (Luis Henrique), Bastos (Diego Costa), Philipe Sampaio e Marçal (Hugo); Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo; Júnior Santos (Segovinha), Victor Sá (Carlos Alberto) e Tiquinho Soares.
Técnico: Lúcio Flávio.