Vasco: saiba o destino da histórica camisa de Romário com a marca do SBT
Paradeiro do uniforme foi revelado na série "A Mão do Eurico", produzida pelo Globoplay sobre o ex-presidente cruzmaltino
Nesta semana, a plataforma de streaming Globoplay disponibilizou o documentário A Mão do Eurico, série de cinco episódios que lembra a trajetória de Eurico Miranda. No quarto e penúltimo capítulo, a polêmica final da Copa João Havelange de 2000 entre Vasco e São Caetano foi recordada.
O histórico dirigente cruzmaltino se revoltou com a forma como a Globo abordou o acidente em São Januário no jogo de volta da decisão. Desse modo, Eurico Miranda fez o Vasco entrar em campo, na partida remarcada dias depois para o Maracanã, com o símbolo do SBT estampado na camisa.
Com a marca da emissora de Silvio Santos, o Gigante da Colina venceu o São Caetano por 3 a 1 e conquistou seu último título brasileiro em janeiro de 2001. “A primeira coisa em que a gente pensou foi que o Silvio Santos estivesse patrocinando e que a gente ia receber os salários atrasados“, brincou Pedrinho, na época meia e hoje presidente recém-eleito do Vasco da Gama.
Plano inicial era estampar camisa do Vasco com mascote de Ratinho
No documentário, Euriquinho, filho de Eurico Miranda, revelou que a intenção original era colocar Xaropinho, mascote do Programa do Ratinho, na camisa do Vasco. “Tinha um bonequinho que tinha um bigodinho, igual ao do Ratinho. Era para botar esse bonequinho na camisa. Acabou que ele [Eurico Miranda] achou por bem ser o símbolo da SBT“, recordou.
Em depoimento para a produção do Globoplay, Fernando Pelegio, então diretor do SBT, admitiu ser pego de surpresa com o logo da emissora no uniforme vascaíno. Então, o histórico funcionário da emissora, que deixou a empresa em setembro depois de 43 anos, revelou o paradeiro da camisa 11 de Romário, usada em 18 de janeiro de 2001.
“O Alê, filho do Silvio Luiz, é colecionador de camisas, tem uma coleção monstruosa. Ele foi atrás da camisa como pessoa física, muito embora fosse funcionário do SBT. Quando souberam que ele foi para o Rio e pegou a camisa do Romário, falaram: ‘Não, essa camisa vai para o Silvio’. Essa camisa do Romário hoje está com o Silvio Santos“, comunicou Pelégio.