
Guerra entre Vasco e 777 pela SAF vai à Justiça (Foto: Leandro Amorim/Vasco)
O Vasco deu mais um passo para poder concretizar a reforma do estádio de São Januário. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou um projeto de lei (PL) que permitirá que o estádio possa ter obras em seu local.
Torcedor declarado do Gigante da Colina, Paes foi às redes sociais para anunciar a assinatura do PL, que ainda deve ser votado pela Câmara de Vereadores do Rio. O prefeito carioca explicou na postagem como será a modalidade que permitirá que o Cruzmaltino possa investir em obras.
“Tenho a honra de assinar o projeto de lei viabilizando a construção do novo estádio de São Januário. O que a gente está fazendo é pegar esse potencial construtivo de lá, o que se poderia construir ali, e levar para um outro lugar, na Barra da Tijuca. Isso permite viabilizar recursos”, disse Paes no X/Twitter.
No projeto, a reforma do estádio vascaíno se dará com a transferência do chamado ‘potencial construtivo’ (o quanto que se pode ser construído em um terreno respeitando o zoneamento da região em que está localizado segundo o Plano Diretor da cidade) do estádio para uma área na Barra da Tijuca. E já vem negociando tal venda deste potencial para a construção de um empreendimento na região por R$ 500 milhões, segundo o GE.
Novo Estádio de São Januário!!! 💢 💢 pic.twitter.com/PEFnmvonhe
— Eduardo Paes (@eduardopaes) November 7, 2023
O terreno onde está o estádio tem potencial construtivo considerado grande, mas este não seria totalmente demandado para a reforma do campo. Com isso, o projeto de lei permite a transferência e venda de parte desta provisão, com a permissão dos órgãos públicos, para arrecadar os fundos para que o Vasco reforme seu estádio.
“Só que a gente não permite que os recursos venham em dinheiro para o Vasco. A gente obriga que estes recursos sejam destinados para a construção de um novo estádio em São Januário”, completou o prefeito carioca.
O projeto, viabilizado ainda enquanto Alexandre Campello era presidente do Gigante da Colina através da WTorre, prevê que o estádio tenha capacidade para 43 mil torcedores. A previsão do começo das obras deverá sair assim que a aprovação do projeto pelos vereadores sair.