Home Futebol Seleção brasileira de Diniz pode ter pior retrospecto em 75 anos; saiba mais

Seleção brasileira de Diniz pode ter pior retrospecto em 75 anos; saiba mais

Brasil perdeu mais uma na temporada, ao levar a virada da Colômbia nas Eliminatórias por 2 a 1 ontem (16), em Barranquilla

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Seleção brasileira de Diniz pode ter pior retrospecto em 75 anos; saiba mais

Fernando Diniz, técnico (Thais Magalhães/CBF)

A seleção brasileira amarga um 2023 para esquecer. Logo após a eliminação para a Croácia na Copa do Mundo no Catar, o escrete canarinho não conseguiu se encontrar na atual temporada. Com Ramon Menezes e Fernando Diniz, o retrospecto do Brasil no ano é negativo.

Em oito jogos da equipe principal da CBF, a seleção brasileira sofreu sua quarta derrota nesta quinta-feira (16). O Brasil saiu na frente com Gabriel Martinelli no início da partida, mas dois gols de Luis Díaz em quatro minutos decretaram a virada da Colômbia por 2 a 1 em Barranquilla. O resultado deixa o escrete na quinta colocação das Eliminatórias Sul-Americanas com sete pontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A seleção atualmente comandada por Diniz tem mais derrotas do que vitórias em 2023. Nas oito partidas, são três triunfos diante de Guiné, Bolívia e Peru. Ocorreu um empate com a Venezuela. Além para a Colômbia, o Brasil também perdeu para Marrocos, Senegal e Uruguai. O desempenho é de 41%. O último compromisso no ano será diante da Argentina, na terça-feira (21) no Maracanã.

Brasil jogou apenas duas vezes em 1948, ambas diante do Uruguai

Conforme o Almanaque da Seleção Brasileira, desde o longínquo 1948 que o escrete não vivia uma temporada de mais derrotas do que vitórias. Há 75 anos, o Brasil atuou apenas duas vezes com sua equipe principal, ambas contra o Uruguai em Montevidéu. Pela extinta Copa Rio Branco, ocorreu um empate e uma derrota, com aproveitamento de 17%.

Portanto, se a seleção canarinho não derrotar a atual tricampeã mundial, será a primeira vez em sete décadas que o Brasil terminará um ano com mais derrotas do que vitórias.

Curiosamente, no ano seguinte ao bicampeonato mundial no Chile, a seleção brasileira viveu um 1963 irregular. Em 19 jogos, a equipe principal venceu oito partidas e perdeu outras oito, além de três empates.

PUBLICIDADE

Por fim, em 1984, aconteceram somente três confrontos, com uma vitória, um empate e uma derrota. Em contrapartida, naquela temporada, a seleção olímpica que ganharia a medalha de prata em Los Angeles entrou em campo 18 vezes.

PUBLICIDADE
Better Collective