Após 36 jogos no Brasileirão Série A, o Santos ainda corre risco de rebaixamento inédito para a segunda divisão da competição.
De acordo com dados da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, o Peixe tem 16% de chance de cair no Campeonato Brasileiro faltando apenas duas rodadas para o fim.
Sob o comando de Marcelo Fernandes, o time da Vila Belmiro vinha embalado por uma sequência de sete jogos consecutivos sem derrota no Brasileirão Série A.
Com esses resultados, três vitórias e um empate, o Santos conseguia se manter longe da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
Porém, na Vila Belmiro, diante do Fluminense, o Peixe foi derrotado por 3 a 0 e viu novamente as chances de queda aumentarem.
Na 15ª colocação na tabela da competição, o Santos tem dois pontos a mais que o Bahia, primeiro time na zona de rebaixamento.
O Peixe também ‘contou com a sorte’ e viu os rivais também tropeçarem no Campeonato Brasileiro.
O Vasco foi derrotado pelo Corinthians e o São Paulo venceu o Bahia nos minutos finais da partida do Brasileirão Série A.
Com essa combinação de resultados, o Santos conseguiu se manter fora do Z4 mesmo antes do fim da 36ª rodada.
Situação do Santos hoje no Brasileirão Série A
O Peixe depende só dele para escapar do rebaixamento inédito no Brasileirão Série A; dois times já caíram na temporada, o América Mineiro e o Coritiba, e o Goiás tem mais de 99% de chance de confirmar a vaga para a Série B em 2023.
Faltam apenas dois jogos para o fim da competição e, na próxima rodada, o Santos enfrenta o Athletico Paranaense, fora de casa.
Na Vila Belmiro, a equipe de Marcelo Fernandes fecha a temporada de 2023 no duelo diante do Fortaleza, vice-campeão da Copa Sul-Americana.