A data FIFA está longe de ser unanimidade entre os clubes que emprestam jogadores para as seleções de seus respectivos países.
Um dos maiores motivos é o risco de lesões, algumas sérias, que acabam por comprometer os times em suas temporadas nacionais
Entre os clubes europeus, o Real Madrid é um dos que também saiu prejudicado com a data FIFA, pois perdeu dois jogadores fundamentais.
O primeiro foi o meio-campista Eduardo Camavinga, que teve ruptura de ligamentos do joelho durante treinos pela Seleção Francesa.
Outro desfalque de peso foi o de Vinícius Jr., que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda.
Lesões no Real Madrid
Vinícius Júnior preocupou os torcedores da Seleção Brasileira e do Real Madrid ao sentir dores no músculo posterior da coxa esquerda.
O atacante teve lesão muscular no começo de 2023, mas por conta da reincidência, os exames apontaram que o camisa sete da Seleção ficará fora até fevereiro de 2024.
Já o meio-campista Camavinga estava treinando com a seleção francesa quando sofreu uma gravíssima lesão.
O jogador disputou uma bola com Dembélé e sofreu uma pancada que levou a uma ruptura do ligamento lateral externo do joelho direito. O prazo de recuperação total do francês é no início de 2024.
O atacante Jude Bellingham ainda se recupera de um problema no ombro sofrido durante o jogo contra o Rayo Vallecano e não tem data de retorno aos campos definida.
Tchouaméni, Ceballos, Arda Guller e Éder Militão também integram o departamento médico dos merengues, além dos goleiros Kepa e Courtois.
Em números, o Real Madrid conta com 39% de seu elenco afastado. Para amenizar esses desfalques, a equipe tentou, sem sucesso adiantar a apresentação de Endrick para o começo do ano, mas esbarrou em questões legais
Lesões na Data FIFA
Outros grandes times europeus também receberam péssimas notícias do departamento médico.
O jovem meio-campista Gavi, do Barcelona, sofreu uma ruptura completa do ligamento anterior do joelho direito e uma lesão de menisco lateral.
Erling Haaland teve uma lesão no tornozelo esquerdo que, apesar de não ter gravidade, afetará seu retorno imediato ao Manchester City.
O goleiro do Manchester United, Onana teve problemas no púbis durante a vitória de Camarões nas Eliminatórias da Copa do Mundo.
Ter Stegen, arqueiro do Barcelona, também reclamou de dores nas costas e ficou fora de atividade na Seleção Alemã.
O meia-central Warren Zaïre-Emery sofreu uma torção no tornozelo e deve desfalcar o PSG durante os próximos dois meses.