A organização da Maria Esther Cup, qualificatório do Rio Open, define os oito tenistas brasileiros que brigarão por uma vaga na chave principal do ATP 500. Os nomes saíram na última segunda-feira, 27 de novembro.
O torneio que homenageia, um dos grandes nomes brasileiros do tênis, começa no próximo dia 5 de dezembro, nas quadras do tradicional Clube Harmonia de Tênis em São Paulo.
Os ingressos são gratuitos e limitados. A distribuição se inicia no próximo dia 30 de novembro e podem ser adquiridos, aqui.
Nova geração da modalidade está na disputa
Entre os nomes definidos para a MEB Cup está Gustavo Heide. Vale lembrar que ele disputou os Jogos Pan-Americanos de Santiago onde terminou na quarta colocação no tênis masculino. O jogador de 21 anos perdeu a disputa da medalha de bronze para Thiago Monteiro.
A Maria Esther Bueno Cup contará com os seguintes tenistas:
1. Gustavo Heide (21 anos, 248º)
2. João Lucas Reis (23 anos, 325º do mundo)
3. Matheus Pucinelli (22 anos, 358º)
4. Mateus Alves (22 anos, 442º)
5. Gilbert Klier (23 anos, 486º)
6. Igor Gimenez (23 anos, 847º)
7. Nicolas Oliveira (17 anos, melhor juvenil)
8. Henrique Nogueira (20 anos, convidado do clube)
Formato da competição
O formato da disputa consiste em oito tenistas divididos em dois grupos de quatro, como o ATP Finals e o ATP NextGen. Os dois melhores de cada grupo avançam para a semifinal, com os vencedores seguindo para a grande decisão. Neste ano, os grupos levarão os nomes de duas lendas do tênis brasileiro, Cassio Motta e Luiz Mattar.
Rio Open está marcado para fevereiro de 2024
O Rio Open acontecerá entre os dias 17 e 25 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro e já conta com Carlos Alcaraz, o número 2 do mundo, Stanislas Wawrinka, campeão de três Grand Slams, e Arthur Fils, representante da nova geração do tênis, confirmados no line-up.