O Brasileirão Série A tem um novo líder. O Palmeiras venceu o Internacional por 3 a 0, com gols de Zé Rafael, Endrick e Rony, na Arena Barueri neste sábado (11) pela 34ª rodada. Com o resultado, o Verdão assume a primeira colocação do Campeonato Brasileiro, chegando aos 62 pontos. Já o Internacional permanece somando 43, na 12ª posição.
Depois de 31 rodadas, o Botafogo perde a liderança para o Palmeiras, que irá secar neste domingo (12) o próprio Glorioso, além do Grêmio, ambos com 59 pontos. Enquanto o Fogão visita o Red Bull Bragantino, o Tricolor Gaúcho recebe o Corinthians, com os dois confrontos começando às 16h (horário de Brasília). O Alviverde manterá a primeira posição, se Botafogo e Grêmio não ganharem.
Primeiro tempo parelho na Arena Barueri
Abel Ferreira colocou em campo um Palmeiras com três zagueiros, diante de um Internacional que não teve Gabriel Mercado, ausente por sintomas gripais. O primeiro lance de perigo seria do Verdão, numa finalização de Endrick defendida por Rochet. Na sequência, Breno Lopes cabeceou para fora.
O Internacional criaria a primeira oportunidade num cruzamento de Enner Valencia pela direita, mas Alan Patrick furaria na hora da conclusão. Pelo lado do Palmeiras, Endrick mandou na trave esquerda do goleiro uruguaio. Mas foi Weverton quem começou a se destacar na partida, ao evitar o gol colorado em arremates de Wanderson, Alan Patrick – este cara a cara – e Enner Valencia.
As duas equipes buscavam o ataque durante um primeiro tempo equilibrado. Rochet quase se complicou numa saída de bola. Posteriormente, o lateral colorado Dalbert sentiria uma lesão muscular, dando lugar a Nico Hernández. O goleiro colorado ainda salvou o time gaúcho, saindo nos pés de Breno Lopes para evitar o gol palmeirense.
Zé Rafael fez o primeiro para o Palmeiras
Mas o Verdão abriria o placar com Zé Rafael aos 37 minutos. Em passe de Marcos Rocha, Raphael Veiga tocou para trás na grande área. A bola rebateu em Aránguiz e sobrou para o volante alviverde concluir. O camisa 8 contou com o desviou de Vitão, que matou Rochet. Palmeiras 1 a 0.
O gol animou o Palmeiras, que passou a dominar no fim do primeiro tempo. Rochet fez grande defesa em chute de primeira de Richard Ríos, na última chance clara dos 45 minutos iniciais. Antes do apito final, o zagueiro Luan também se machucou, deixando o jogo. Naves o substituiu depois do intervalo, enquanto o colorado Rômulo entrou no lugar de Aránguiz.
Endrick aproveitou erro da defesa colorada para marcar o segundo
A etapa complementar iniciou morna, sem a mesma movimentação do primeiro tempo, até um tiro forte de Enner Valencia. Mas Weverton faria uma grande defesa.
Porém, no lance seguinte, o Palmeiras ampliou num erro da zaga colorada. Rochet fez um passe curto para Johnny, que foi desarmado por Raphael Veiga. O meia serviu a Endrick, que fuzilou o goleiro uruguaio de fora da área. Verdão 2 a 0. Para piorar a situação do Internacional, Enner Valencia foi mais um a sentir lesão muscular, deixando o gramado.
Rony fechou o placar: 3 a 0
O Colorado não conseguiu reunir mais forças para reagir no restante da etapa final, enquanto o Palmeiras administrou, esperando o tempo passar. Ainda daria tempo para o terceiro gol alviverde aos 42 minutos, construído por jogadores que entraram na etapa complementar. Pela esquerda, Vanderlan deu um drible da vaca em Igor Gomes e cruzou para Rony, que havia substituído Endrick, mandar para o fundo das redes. Palmeiras 3 a 0.
Com o triunfo na Arena Barueri, o Verdão de Abel Ferreira se credencia definitivamente ao título brasileiro de 2023. E estará na torcida contra Botafogo e Grêmio neste domingo (12), para manter a ponta na tabela.