![Divulgação/CBF](https://media.torcedores.com/wp-content/uploads/2023/10/brasileirao-serie-b-729x409.jpg)
Divulgação/CBF
A 37ª e penúltima rodada do Brasileirão Série B foi concluída na última segunda-feira (20). Com a goleada de 4 a 0 do Sampaio Corrêa sobre o Avaí em São Luís, o time maranhense saiu da zona de rebaixamento da competição, mas ainda corre riscos.
A rodada derradeira do Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão está programada para o próximo sábado (25), com todos os jogos acontecendo simultaneamente às 17h (horário de Brasília).
Dois times já conseguiram os acessos matemáticos para a Série A com antecedência: o campeão Vitória (72 pontos), além do Criciúma (64). Na parte inferior da tabela, duas equipes estão rebaixadas para a Série C: Londrina (28 pontos) e ABC (25).
Brasileirão Série A pode ter retorno de equipe depois de quase 40 anos
Portanto, no fim de semana, serão conhecidos os outros a serem promovidos para a elite do futebol brasileiro. Seis times brigam pelas duas vagas restantes no Brasileirão Série A: Juventude, Vila Nova, Atlético-GO, Novorizontino, Mirassol e Sport.
O Juventude é o terceiro colocado com 62 pontos, enquanto o Vila Nova fecha o G4 somando 61. Ambos dependem de si para subir. O time gaúcho desperdiçou a chance do acesso antecipado em casa, ao empatar sem gols com a Ponte Preta no sábado passado (18). A equipe de Caxias do Sul decidirá seu futuro contra o Ceará, no Presidente Vargas. Uma vitória confirma a volta do Papo à Série A.
No mesmo dia, os goianos ingressaram na zona de classificação ao derrotarem o Ceará por 3 a 1, em Goiânia. O Vila Nova pode voltar à primeira divisão do Brasileirão, que não disputa desde 1985. O acesso histórico pode acontecer no Frasqueirão, diante do já rebaixado ABC. Se ganhar, o Tigre estará matematicamente garantido na elite.
O Atlético-GO tem a mesma pontuação do Vila Nova, também somando 61. O Dragão está fora do G4 pelos critérios de desempate. Entretanto, atuará em casa na última rodada, diante do Guarani. O time de Goiânia precisa vencer o Bugre e torcer para que Juventude ou Vila Nova não ganhem.
Já Novorizontino, Mirassol e Sport têm situações mais complicadas. O trio tem 60 pontos e necessita da vitória em seus jogos, além de torcer por uma série de resultados paralelos, com os times acima na tabela precisando perder seus compromissos.
Quatro times brigam para não cair
Já na luta contra o rebaixamento, são duas vagas restantes. Atualmente, Tombense e Chapecoense ocupam as incômodas posições dentro do Z4 do Brasileirão Série B, ambos com 37 pontos. A briga de ambos é contra Sampaio Corrêa e Ponte Preta. Fora da zona, a dupla soma 39.
Tombense e Chapecoense jogarão em casa no sábado (25) contra, respectivamente, Mirassol e Vitória. Além da obrigação da vitória, os dois times torcerão para que o Sampaio Corrêa tropece diante do Sport na Ilha do Retiro e a Ponte Preta não ganhe do CRB no Moisés Lucarelli.
As duas únicas partidas do fim de semana que servirão apenas para cumprir tabela serão Avaí x Ituano na Ressacada e Botafogo-SP x Londrina no Santa Cruz. As oito demais apresentam equipes lutando pelo acesso e contra a queda.
Jogos da última rodada do Brasileirão Série B, no sábado (25) às 17h (horário de Brasília)
- Ponte Preta x CRB
- Atlético-GO x Guarani
- Avaí x Ituano
- Botafogo-SP x Londrina
- Novorizontino x Criciúma
- Sport x Sampaio Corrêa
- Ceará x Juventude
- Chapecoense x Vitória
- Tombense x Mirassol
- ABC x Vila Nova