Neto critica falta de luta e união dos jogadores contra o racismo
Apresentador se posicionou no Dia da Consciência Negra sobre postura de jogadores
O Craque Neto usou o seu espaço no programa ‘Donos da Bola’, da Band, para trazer uma importante reflexão sobre o racismo. No programa de segunda-feira (20), iniciou com uma abordagem sobre a importância de união entre os jogadores para combater situações de desigualdade racial e fez uma análise social sobre o assunto.
Craque Neto critica jogadores por falta de união
Logo no início do programa da última segunda-feira (20), o apresentador afirmou: “Vocês não sabem o que o negro sofreu nesse país, e não tem ideia do que aconteceu com essas pessoas até hoje”. Neto foi sincero e abriu o jogo com uma reflexão pessoal: “Eu já fui racista com coisas que não estavam no meu entendimento, e até hoje, eu tenho vergonha daquilo que eu fiz, já me arrependi profundamente”.
Dentro da sua reflexão, o apresentador destacou que muitas vezes acaba brigando para defender negros e pardos, mas não vê essa união dentro dos gramados. E explica: “Ninguém tem autoridade, ninguém tem moral e vocês não tem ideia do que essas pessoas sofreram na mão dos coronéis (…) Vocês não sabem o que representa esse dia (…) Hoje a gente não tem ninguém que brigue pelos negros”.
Neto destacou a importância do quadro atrás dele com a presença de Pelé e de ações como a do Grêmio criando uma terceira camiseta relembrando a importância de combater o racismo. E afirmou que continuará lutando pela igualdade.
Racismo no futebol
Com casos recorrentes de racismo, presenças como Vinícius Júnior tem sido atacadas internacionalmente por se posicionar para evitar novas situações. No entanto, as entidades como Conmebol e a CBF recebem constantemente pedidos de clubes brasileiros, principalmente em enfrentamentos internacionais.