Rei do futebol anotou tento histórico num dia como hoje, mas em 1969
Em 19 de novembro de 1969, uma quarta-feira, aos 34 minutos e 12 segundos do segundo tempo do confronto contra o Vasco, Pelé anotou um dos tentos mais importantes da história do futebol: o seu milésimo gol. Hoje, o célebre momento completa 54 anos.
Naquela oportunidade, exatamente 65.157 torcedores, além de jornalistas, presenciaram Edson Arantes do Nascimento colocar a bola na marca do pênalti, curvar-se (provavelmente para ajeitar seus meiões), virar de costas para a bola, parecendo olhar para a multidão nas arquibancadas do Maracanã e para os seus companheiros perfilados no centro do gramado, e converter a cobrança no canto esquerdo, enquanto o goleiro Andrada esmurrava o chão.
No minuto anterior, Clodoaldo recebeu a bola livre na intermediária e, com um belo passe rasteiro, encontrou Pelé na grande área. O Rei engatilhou o chute, mas foi derrubado por dois zagueiros vascaínos, que impediram momentaneamente o milésimo gol. Mas, definitivamente, a noite era do maior de todos os tempos.
Nas redes sociais, o Santos, clube onde o Rei fez história, lembrou da data histórica.
“Há exatos 54 anos, Pelé escrevia mais um capítulo na história do futebol ao marcar, de pênalti, o milésimo gol da sua gloriosa carreira, na vitória do Santos pra cima do Vasco por 2 a 1, no Maracanã. Aos 34 minutos e 12 segundos do primeiro tempo, 65.157 torcedores no estádio e milhões espalhados pelo planeta, acompanharam mais uma marca histórica de Edson Arantes do Nascimento. O maior de todos os tempos.”
Na postagem do Peixe, a indicação é que Pelé marcou o gol na primeira etapa. Mas, de fato, o tento aconteceu no segundo tempo. E foi justamente o da virada. Um pequeno erro que o Rei com certeza perdoaria.