Home Futebol Luis Suárez anota hat-trick, Grêmio impõe nova virada sobre o Botafogo e incendeia o Brasileirão

Luis Suárez anota hat-trick, Grêmio impõe nova virada sobre o Botafogo e incendeia o Brasileirão

Fogão chegou a abrir 3 a 1 no começo do segundo tempo, mas o camisa 9 marcaria três vezes, decretando a vitória gremista por 4 a 3

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.

Lucas Figueiredo/Getty Images

Numa partida imprevisível em São Januário, Luis Suárez fez o Botafogo amargar mais uma virada histórica apenas oito dias depois da derrota traumática para o Palmeiras. O Grêmio bateu o Glorioso por 4 a 3 nesta quinta-feira (09), pela 33ª rodada do Brasileirão Série A. Restando cinco para o término da competição, o time de Renato Gaúcho se credencia de vez como candidato ao título.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Fogão marcou com Diego Costa, Júnior Santos e Marlon Freitas. O Grêmio, que fez o primeiro gol através de Galdino, chegou a estar perdendo por 3 a 1 no início da etapa complementar. Mas Luis Suárez conseguiu um hat-trick e fez o Tricolor Gaúcho alcançar a quinta vitória seguida no Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Grêmio chegou aos 59 pontos na segunda colocação, mesmo número do próprio Botafogo, além do Palmeiras, que é o terceiro. O Fogão, que perdeu o quarto jogo consecutivo, ainda é o líder pelos critérios de desempate.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As duas equipes surpreenderam nas escalações. Lúcio Flávio iniciou com Diego Costa substituindo o suspenso Tiquinho Soares, além de Hugo e Danilo Barbosa nos lugares de Marçal e Eduardo, respectivamente. Já Renato Gaúcho surpreendeu com mais um volante. O jovem Ronald integrou uma trinca no meio ao lado de Villasanti e Carballo. Já Suárez teve a companhia de Galdino e Besozzi no ataque.

https://twitter.com/CuriosidadesBRL/status/1722752714344374653

Três gols na primeira meia hora de jogo

O jogo começou movimentado, com o Botafogo propondo o jogo diante do Grêmio. E inauguraria o marcador com Diego Costa, aos cinco minutos. O centroavante aproveitou cruzamento de Hugo pela esquerda, contando com falha de Reinaldo na marcação. O camisa 19 ajeitou no peito e mandou por entre as pernas de Gabriel Grando. Botafogo 1 a 0.

A resposta viria apenas quatro minutos depois. Galdino deixou tudo igual para o Grêmio, ao aproveitar assistência perfeita de Carballo da intermediária e um erro de posicionamento da zaga do Botafogo. Livre, o atacante gremista tocou na saída de Lucas Perri. Dois gols em menos de 10 minutos. 1 a 1.

PUBLICIDADE

O Glorioso tinha mais volume, enquanto o Grêmio buscava contra-ataques. Júnior Santos perderia uma boa chance para o Fogão, em chute desviado pela zaga tricolor. Mas o atacante não desperdiçou a oportunidade seguinte. Logo após Gabriel Grando dar rebote em conclusão cara-a-cara de Diego Costa, Júnior Santos colocaria o Botafogo novamente em vantagem aos 28 minutos, mandando para o gol vazio. 2 a 1.

O Grêmio reclamou de um pênalti de Di Plácido, em lance com Besozzi. Mas a arbitragem concluiu que a bola não bateu no braço do lateral argentino. Na sequência, Lucas Perri evitaria duas vezes o empate tricolor, logo após cobrança de escanteio. A etapa inicial foi encerrada com a vitória parcial botafoguense.

Hat-trick de Luis Suárez no segundo tempo

Renato Gaúcho voltou do intervalo com duas mexidas. Cristaldo e Ferreira entraram na equipe do Grêmio, nos lugares de Carballo e Besozzi. Mas antes mesmo do cronômetro marcar o primeiro minuto do segundo tempo, o Botafogo ampliaria com Marlon Freitas. O meio-campista pegou de primeira um cruzamento de Di Plácido para mandar no canto direito de Grando. Botafogo 3 a 1.

PUBLICIDADE

Mas o Grêmio reagiria rapidamente, com dois gols de Luis Suárez, ambos em jogadas de Ferreira pela esquerda, aos quatro e aos oito minutos do segundo tempo. 3 a 3. Mais uma vez, o Botafogo não conseguiu segurar uma boa vantagem de gols. Com o empate relâmpago do camisa 9 tricolor, o Fogão sentiu, enquanto o Imortal passou a dominar a partida.

O Pistolero proporcionaria ao Botafogo mais uma virada histórica em uma semana, com Luis Suárez chegando ao hat-trick. O próprio camisa 9 construiu a jogada pelo meio e recebeu na grande área, concluindo mais uma vez frente-a-frente com Lucas Perri, aos 23 minutos. Grêmio 4 a 3.

PUBLICIDADE

Os três gols do centroavante uruguaio abalaram o Fogão, que não conseguiu mais reagir em São Januário. Com a virada épica, o Grêmio se tornou definitivamente um candidato real ao título brasileiro. Já o Botafogo segue ladeira abaixo, com os torcedores protestando aos gritos de “time sem vergonha”.

Better Collective