Já são 28 clubes confirmados na disputa da Copa Libertadores da próxima temporada. Destes, cinco são brasileiros: Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Botafogo e Flamengo.
O Rubro-Negro carioca confirmou sua classificação no último domingo (26), ao vencer o América-MG e atingir 62 pontos no Brasileirão. Com essa pontuação, a equipe dirigida por Tite não pode mais ser alcançada pelo Athletico, primeiro time fora do G-6, grupo que estará classificado para a Libertadores no ano que vem.
Restam agora mais três vagas para os times brasileiros na disputa da principal competição de clubes da América do Sul. Estão nesta briga Atlético-MG, Grêmio, Red Bull Bragantino e Athletico.
Vale lembrar que os times do Brasil que ficarem com as duas últimas vagas via Brasileirão, estarão classificados para a “pré-Libertadores”, que tem alguns duelos mata-mata antes da fase de grupos da competição continental.
Ao todo, contando com as três vagas abertas aos brasileiros, são mais 19 espaços ainda livres para a disputa da “Glória Eterna” na próxima temporada.
A Libertadores 2024 vai começar no dia 6 de fevereiro, com a fase prévia, enquanto a fase de grupos está prevista para ter início em 2 de abril.
A grande final está marcada para o dia 30 de novembro. O local da decisão ainda não está definido, mas a Conmebol gosta da possibilidade dela ser disputada na Argentina, já que o país ainda não recebeu o jogo desde que a entidade definiu a final em jogo único.
O estádio Monumental de Núñez, do River Plate, é o favorito a receber a grande final.
Veja a lista dos classificados para a Libertadores 2024:
- Argentina: River Plate, Talleres e Rosario Central
- Bolívia: The Strongest e Bolívar
- Brasil: São Paulo, Fluminense, Botafogo, Palmeiras e Flamengo
- Chile: Cobresal
- Colômbia: Millonarios e Atlético Nacional
- Equador: LDU, Independiente del Valle, Barcelona e El Nacional
- Paraguai: Libertad, Cerro Porteño e Trinidense
- Peru: Alianza Lima, Sporting Cristal, Universitario e Melgar
- Uruguai: nenhum
- Venezuela: Portuguesa, Deportivo Táchira, Caracas e Puerto Cabello