PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Extracampo Igor Paixão é chamado de ‘descendente de escravos’ por jornal espanhol antes de Feyenoord x Atlético de Madrid

Igor Paixão é chamado de ‘descendente de escravos’ por jornal espanhol antes de Feyenoord x Atlético de Madrid

Em meio a inúmeros casos de racismo praticado por torcedores e pela mídia, jornal se sentiu obrigado a apagar a matéria após críticas nas redes sociais.

Rogério Guimarães
Rogério Guimarães é editor e redator que atua há mais de dez anos com conteúdos web e impresso de vários segmentos. Formado em Geografia pela USP, Universidade de São Paulo, já trabalhou para agências de publicidade e editoras de material didáticos e técnicos, como FTD, Moderna, Sesi, Senai, Senac entre outras. Atualmente no Torcedores.com.
Atacante do Feyenoord Igor Paixão é chamado de "descendente de escravos" por jornal espanhol

Atacante do Feyenoord Igor Paixão é chamado de "descendente de escravos" por jornal espanhol

O jornal esportivo espanhol “AS” publicou hoje (28) uma matéria chamando o atacante brasileiro Igor Paixão de “descendente de escravos”, o que desencadeou uma enxurrada de críticas.

A menção preconceituosa veio antes do embate pela Champions League entre Atlético de Madrid e o clube holandês Feyenoord, onde Paixão atua. O título da matéria original dizia “Igor Paixão, el descendiente de esclavos que amenza al Atleti”, ou seja, “o atacante descendente de escravos que ameaça o Atletico”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ao presenciar o equívoco, o jornal excluiu a matéria original e mudou o título para “Igor Paixão amenaza al Atleti”.

Racismo com Igor Paixão

A falha editorial vem em um momento de fortes críticas às atitudes de racismo dos torcedores e até mesmo da mídia espanhola, que recorrentemente menciona os ataques feitos a jogadores negros e/ou estrangeiros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nascido em Macapá, capital do Amapá, Igor Guilherme Barbosa da Paixão tem 23 anos e começou nas categorias de base do Coritiba. Após ser negociado com o Londrina, voltou ao time da capital curitibana para ser negociado com o Feyernord, clube dos Países Baixos.

Os jornal errou ao vincular diretamente a descendência de Igor Paixão, que é quilombola, com escravidão, quando na verdade ninguém é “escravo”, mas “foi escravizado”.

Racismo com Vini Jr

Um dos jogadores mais hostilizados da liga espanhola, Vini Jr. tem sofrido ataques recorrentes de cunho extremamente racistas, mas, ao mesmo tempo, se tornou um dos maiores nomes na luta contra o racismo. O atacante brasileiro soma mais de dez processos na justiça espanhola por ofensas racistas.

PUBLICIDADE
Better Collective