Fluminense bate Boca Juniors em final histórica e fatura Libertadores pela 1ª vez
Tricolor garantiu o 23º título para o Brasil na história do torneio continental e a diferença para os argentinos segue caindo
A América do Sul é do Fluminense. De forma dramática, o time de Fernando Diniz faturou a conquista inédita da Libertadores que faltava ao longo da história mais que centenária. Neste sábado (04), o time carioca superou o Boca Juniors pelo placar de 2 a 1, no Maracanã, e apagou o fantasma de 2008. Brilhou a estrela de John Kennedy, que marcou na prorrogação, e garantiu o final feliz na epopeia do time das Laranjeiras.
Germán Cano abriu contagem para os brasileiros na primeira etapa de jogo, enquanto Advíncula deixou tudo igual para o Boca Juniors em um belo gol, forçando assim o tempo adicional de meia hora na prorrogação. No tempo adicional, o jovem John Kennedy pegou um lindo chute para recolocar o Fluminense na frente do marcador mais uma vez.
O garoto ainda foi expulso por comemorar com a torcida, recebendo o segundo amarelo de Wilmar Roldán, deixando o Fluminense com um a menos por mais de 15 minutos do tempo adicional.
A PARTIDA
A partida no Maracanã começou com o time de Fernando Diniz ditando as ações e controlando a posse de bola, mas sem agredir de forma mais incisiva o Boca Juniors. Gradativamente, os argentinos conseguiram equilibrar o ritmo, e partida passou a ficar truncada, com muitas faltas.
Aos 32 minutos, o time xeneize teve o lance mais efetivo. Cavani foi lançado, acionou Barco, a bola sobrou para Merentiel, que finalizou para defesa de Fábio. A jogada, no entanto, foi invalidada por impedimento do camisa 9.
A resposta do Fluminense veio, primeiramente com um cabeceio de Nino. E pouco tempo depois, o time carioca se mostrou letal. Após lançamento de Felipe Melo para a direita, Keno e Arias trabalharam bem, e Germán Cano recebeu na entrada da área. O camisa 14 não titubeou e bateu cruzado para vencer Romero: 1 a 0 Tricolor, e o 13º gol do artilheiro na Libertadores.
🔥 O movimento PERFEITO de German Cano para se desmarcar dentro da área.
Ele é inevitável… ⚽️ pic.twitter.com/QEJCtNFgNV
— Footure (@FootureFC) November 4, 2023
Na volta do intervalo, o jogo ficou mais aberto, com o Boca Juniors saindo mais, e oferecendo espaços para os contragolpes. Advíncula, aos 10 minutos, quase deixou tudo igual em chute fora da área que foi na “bochecha” da rede, pelo lado de fora.
Minutos mais tarde, o lateral se mostrou decisivo. Ao receber na direita, ele foi carregando para limpar a defesa do Fluminense e mandou no canto de Fábio, igualando o marcador. O lance foi verificado no VAR por conta da presença de um jogador xeneize na área, mas o tento foi validado: 1 a 1.
Olha essa marcação do Fluminense no lado esquerdo. O Marcelo tá praticamente sinalizando para o Advíncula poder chutar.pic.twitter.com/w2LDhqswii
— ⚽ (@DoentesPFutebol) November 4, 2023
Nos minutos finais, Merentiel para o Boca e Diogo Barbosa para o Tricolor, desperdiçaram chances preciosas. Diante do empate, a disputa foi para a prorrogação de mais 30 minutos no Maracanã. Na primeira metade, o garoto John Kennedy brilhou, após receber assistência de Keno, enlouquecendo a torcida do Flu.
Diante da expulsão do seu atacante, que recebeu cartão pelo comportamento efusivo, o Tricolor teve que se fechar, suportando a blitz do Boca Juniors, que perdeu ímpeto ao ter Fabra também expulso, mas por agressão disparada contra o zagueiro Nino.
AGENDA
O Boca Juniors volta a campo na próxima quarta-feira (08), às 19h (de Brasília), quando encara o embate contra o San Lorenzo, fora de casa, pela 12ª rodada do Campeonato Argentino. O Fluminense, por sua vez, entra em ação no mesmo dia e horário, tendo como adversário o Internacional, justamente o seu oponente nas semis da Libertadores. O confronto é referente à rodada 33 do Brasileirão.
FICHA DE JOGO: BOCA JUNIORS x FLUMINENSE
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (BRA)
Data e horário: 04 de novembro – 17h (de Brasília)
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Dionisio Ruiz (COL)
VAR: Juan Lara (CHI)
Transmissão: TV Globo, ESPN, Star+, Conmebol TV
Escalação Boca Juniors: Romero; Advíncula, Figal, Valentini e Fabra; Medina, G. Fernández, E. Fernández e Valentin Barco; Merentiel e Cavani. (Técnico: Jorge Almirón)
Desfalques: Marcos Rojo (suspenso) e Exequiel Zeballos (lesionado).
Escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Ganso; John Arias, Keno e Cano. (Técnico: Fernando Diniz)
Desfalques: Jorge e Gustavo Apis