Criado pela Revista Placar, o prêmio Bola de Prata chega a sua 54ª edição. A cerimônia organizada pela ESPN será realizada no dia 7 de dezembro em São Paulo, um dia depois do término do Brasileirão Série A. A premiação é a mais tradicional do futebol brasileiro e elege os melhores jogadores e treinadores do Campeonato Brasileiro masculino e feminino.
Na edição de 2023, a cerimônia terá a Inteligência Artificial como tema principal. O evento poderá ser assistido ao vivo na ESPN e Star+ a partir de 12h (horário de Brasília). A apresentação do Bola de Prata será de Lázaro Ramos.
Conforme informações dos canais do Grupo Disney, a edição de 2023 do Bola de Prata será a mais tecnológica da história da premiação, que foi criada em 1970, saiu da revista e foi para a televisão e streaming.
“A cerimônia com 1h30 de duração explora a Inteligência Artificial, assunto relevante no Brasil e no mundo com os avanços tecnológicos, e traz demonstrativos de como ela pode ser útil no esporte, além de explicar porque o futebol sempre será um esporte 100% humano”, explica o release da ESPN.
ESPN Bola de Prata terá premiação diversificada
O ESPN Bola de Prata contará com palco formado por seis cenários diferentes: Palco do Apresentador; Palco da Entrega dos Prêmios; Palco Musical; Túnel de Entrada; Mesa do DJ; e a Cabine de React Ao Vivo, liderada por Mariana Spinelli.
Numa estrutura de 180 graus, todos os elementos serão interligados através de luzes e painéis LED que trabalharão como uma sinapse do cérebro humano em suas interações. O último cenário será o Camarote de Influencers, comandado por Eduardo de Meneses, que contará com personalidades relevantes das redes sociais dos esportes e do entretenimento.
O grande atrativo do cenário será a “Bola Big Data”, que estará em destaque no centro da estrutura. Fazendo o papel da Inteligência Artificial, o elemento interativo trará informações úteis ao longo da cerimônia para os apresentadores e premiados.
Além de abordar a IA, o Bola de Prata de 2023 promete “a premiação mais diversificada de sua história”, indo além do futebol em sua narrativa para valorizar os diferentes tipos de inteligência humana.
O evento também contará com atrações musicais e performance de bailarinos. Pelo quinto ano consecutivo, a cerimônia terá a direção geral de Fernando Taliba.