Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Extracampo Fisioterapeuta explica detalhes do tratamento da lesão de Neymar

Fisioterapeuta explica detalhes do tratamento da lesão de Neymar

Tratamento e possibilidades futuras de Neymar são analisadas fisioterapeuta Caio Marengoni; confira a entrevista

Por Gisele Henriques em 30/11/2023 09:53 - Atualizado há 1 ano

Crédito: IMAGO/Action Plus

Após uma lesão sofrida em campo, durante o jogo Brasil x Uruguai, no dia 17 de outubro, o atacante da seleção brasileira Neymar Jr, por meio da NR Sports compartilhou nas redes sociais imagens de um tratamento fisioterápico , onde aparenta sofrer durante as técnicas aplicadas.

O fato levantou diversas dúvidas sobre o tipo de tratamento, sua lesão e seu futuro enquanto jogador, mesmo já tendo sido anunciado seu retorno aos campos de futebol entre seis e oito meses, período em que Neymar estará realizando fisioterapia e acompanhamento médico.

O Torcedores.com conversou com o Dr. Caio Marengoni, sócio do Instituto RV, e fisioterapeuta formado pelo Centro Universitário São Camilo em 2007, com pós-graduação em Fisioterapia Ortopédica e Esportiva pela UNICID, que explicou detalhes sobre a situação atual de Neymar.

Confira a íntegra da entrevista com o Dr. Caio Marengoni

O senhor tem vasta experiência em lesões de ombro, quadril, joelho e coluna, pode explicar o que é a lesão de LCA e como essa região do corpo funciona?

O ligamento cruzado anterior, também conhecido como LCA é uma estrutura ligamentar que conecta dois ossos, o fêmur e a tíbia. É um dos mais importantes ligamentos da articulação do joelho, sua principal função é estabilizar o joelho, mais especificamente evitar que a tíbia sofra um deslizamento para frente ou uma rotação em relação ao fêmur. A lesão do LCA significa que suas fibras se romperam, total ou parcialmente, podendo levar a uma reabilitação longa de forma conservadora quando a lesão é parcial ou cirúrgica quando a lesão é total.

Recentemente foram divulgadas imagens do Neymar aparentando sofrer durante um tratamento. Como é o processo de recuperação e fisioterapia desse problema que ele está passando? Que tipo de transtornos podem acontecer?

A dor e desconforto são normais na reabilitação da lesão ligamentar do LCA, mais comum no tratamento cirúrgico. Após a cirurgia a perda de musculatura e movimento articular é grande, levando à aderência de algumas estruturas, a única forma de recuperar esse movimento e diminuir as aderências é colocando carga no tecido, isso pode ser desconfortável. Umas das imagens mostra o fisioterapeuta aplicando eletroestimulação na musculatura do quadríceps, uma das mais afetadas no pós-operatório. Esse processo é necessário para acelerar o ganho de força e massa muscular, também é uma intervenção desconfortável.

Como essa lesão pode impactar o futuro do Neymar como jogador de futebol?

É normal a queda de rendimento pós-reconstrução de LCA, entretanto a tecnologia, tanto operatória como de reabilitação está cada vez mais avançada, não seria uma surpresa ele voltar no mesmo nível que antes. Vale lembrar que ele está na reta final da carreira e sofreu várias lesões nos últimos anos, sua performance já estava afetada.

O Dr. Caio também alerta sobre as alterações psicológicas que podem ocorrer durante o processo de cura de uma lesão deste tipo:

“O tratamento de lesões no ligamento cruzado anterior (LCA) é um processo meticuloso e crucial para o retorno seguro do atleta. Além de atender às necessidades clínicas, é fundamental considerar o impacto psicológico que essa lesão pode ter no jogador. O tempo de recuperação varia, mas a fisioterapia desempenha um papel vital, não apenas na restauração da força e mobilidade, mas também na confiança do atleta. Cada caso é único, e o tratamento é personalizado para otimizar a recuperação e minimizar o risco de recaídas. É uma jornada desafiadora, mas com a abordagem correta e dedicação, atletas como Neymar podem superar essa lesão e voltar ao mais alto nível de desempenho.”

Exit mobile version