A convocação de Endrick para a seleção brasileira faz parte das metas estabelecidas pelo Real Madrid durante seu período no Palmeiras. No contrato com o time espanhol, há metas em relação a jogos, gols e também ser escolhido pelo técnico Fernando Diniz para representar o Brasil no time principal.
Na janela de transferências do início de 2023, o Verdão vendeu o jovem atleta com os madrilenhos. Negociado por 35 milhões de euros fixos, a primeira parcela de 17,5 milhões de euros já foi paga, o restante será em junho de 2024, quando o jovem talento se apresentará ao time merengue após completar 18 anos.
No entanto, no contrato milionário também há informações sobre a possibilidade de pagar bônus por metas previamente estabelecidas. Os valores podem chegar a 26 milhões de euros, que podem ser recebidos pelo atleta e também pelo Palmeiras.
A cada cinco gols de Endrick, o Palmeiras embolsa aproximadamente 2,5milhões de euros a mais na transferência. Cabe mencionar que este número foi cumprido em duas ocasiões até o momento, com 11 tentos.
Segundo informações do portal UOL, a convocação à seleção brasileira fará com que o Verdão garanta mais 1,5 milhão de euros. Assim, pode receber aproximadamente 60 milhões de euros a mais, além do valor pago, caso os números continuem positivos.
Finalmente, o Palmeiras cede 70% dos direitos do jogador ao Real Madrid no final da transação, enquanto Endrick e sua família detém o restante dos direitos. Uma parte importante do acordo entre os clubes é que os palestrinos não terão percentual para uma venda no futuro, apenas permanecerá com o mecanismo de solidariedade por ser a equipe formadora.