Nascido em 29 de janeiro de 1966, Romário é um dos grandes protagonistas do futebol brasileiro entre o período de 1985 e 2009. Atualmente no mundo da política, o ex-jogador também foi essencial na conquista do Tetracampeonato, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, com a seleção brasileira. Relembre:
Times de Romário
O “baixinho” estreou em 1985 vestindo a camiseta do Vasco da Gama, onde permaneceu até 1988 completando 196 partidas com 139 gols, na que seria sua primeira passagem pelo Cruz-maltino.
Os grandes resultados trouxeram interesse internacional, fazendo com que Romário chegasse ao PSV Eindhoven da Holanda em 1988 e permanecesse até 1993 com 167 partidas e 165 gols.
Com grandes números, o Barcelona fez uma empreitada pela sua contratação em 1993. Na equipe blaugrana, o ‘Baixinho’ jogou por uma temporada, disputando 84 partidas e estufando as redes em 68 ocasiões.
De volta ao futebol brasileiro, Romário jogou durante uma temporada no Flamengo, no famoso e decepcionante ‘melhor ataque do mundo’, junto a Edmundo e Sávio, antes de voltar à Espanha para representar o Valencia.
No entanto, a segunda passagem no futebol espanhol seria curta, retornando ao Flamengo para uma segunda passagem, jogando pelo Rubro-Negro entre 1997 e 1999. Porém, voltaria às origens ao Vasco da Gama pela segunda ocasião, em 2000, para jogar 140 partidas com 131 gols.
Sem problemas com jogar em times rivais, assinaria com o Fluminense antes de ir ao Al-Sadd e de volta ao Tricolor de Laranjeiras até 2004.
Em 2005, Romário voltou a representar o Vasco da Gama por 49 partidas com 42 gols antes de receber uma proposta do futebol dos Estados Unidos e jogar uma temporada no Miami FC, seguida por 4 partidas no Adelaide United.
Porém, o final da carreira do famoso “Baixinho” teria como destino o futebol brasileiro novamente. Em 2007 permaneceu por uma temporada no Vasco completando 19 partidas com 15 gols antes de ir ao América, onde disputaria sua última partida.
Títulos importantes pelos times
Romário não apenas teve grandes logros aos ser campeão da Copa do Mundo de 1994 vestindo a camiseta da amarelinha. Com mais de 1000 gols anotados na carreira, o atacante levantuo taças pelos diversos clubes que representou.
Em suas várias passagens no Vasco da Gama, o “Baixinho” foi campeão da Copa Mercosul, Brasileirão, Campeonato Carioca, Taça Guanabara, Taça Rio, Troféu Ramón de Carranza, Copa Ouro, Copa TAP, Taça Jerônimo Bastos e Taça Juiz de Fora.
Na sua passagem no futebol europeu, com o PSV Eindhoven foi Campeão Holandês, da Copa da Holanda e da Supercopa do país. Pelo Barcelona, foi Campeão Espanhol e da Supercopa da Espanha, ficando na trave quando o quesito foi Champions League.
Os resultados também foram eficientes no Flamengo com a Copa Mercosul, Copa dos Campeões Mundiais, Campeonato Carioca, Taça Guanabara e Taça Rio. Pelo Al-Sadd, o Romário ainda garantiu o Campeonato Nacional, Copa da Coroa do Príncipe do Qatar e Copa do Emir do Qatar.