Home Futebol Corinthians vence e complica Grêmio em disputa por título do Brasileirão Série A

Corinthians vence e complica Grêmio em disputa por título do Brasileirão Série A

Timão levou a melhor contra o Imortal e praticamente garantiu a permanência na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro 

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
Mauro Horita/Getty Images

Mauro Horita/Getty Images

O Corinthians venceu, neste domingo (12), o Grêmio por 1 a 0, em Porto Alegre. O gol decisivo foi marcado por Angel Romero. Com o resultado, o Timão chegou aos 44 pontos e subiu para o 11° lugar, o que praticamente lhe garante a permanência na elite do futebol nacional. 

O Imortal, por sua vez, se complicou na luta pelo título do Brasileirão Série A. Estacionou nos 59 pontos e caiu para o terceiro lugar. A distância em relação ao líder, Botafogo, e ao vice-líder, Palmeiras, aumentou para três pontos. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Resumo do jogo do Brasileirão Série A

O Grêmio manteve a estrutura do time titular dos últimos jogos, ao contrário do Corinthians que escalou três zagueiros e cinco jogadores na defesa para fortalecer a marcação contra o artilheiro Luís Suárez. 

O sistema defensivo do Timão ficou parcialmente comprometido aos nove minutos do primeiro tempo. Bruno Méndez foi expulso porque cometeu falta ríspida em Lucas Besozzi.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O cartão vermelho foi aplicado após revisão do lance na arbitragem de vídeo, o VAR. O cenário do jogo ficou bem definido a partir disso.

O Imortal controlou a posse de bola e teve maior presença no ataque. Um gol marcado por Everton Gaudino foi anulado. A arbitragem marcou impedimento de Suárez. Aos 31, o Corinthians inaugurou o marcador.

Angel Romero balançou as redes. O atacante foi oportunista. Ele finalizou um cabeceio de Lucas Veríssimo após cobrança de escanteio. O Grêmio arriscou chutes de média distância. Alguns foram pra fora. Outros, Cássio defendeu. 

PUBLICIDADE

A etapa final foi um verdadeiro ataque contra defesa. O Corinthians reforçou a marcação ao substituir Renato Augusto por Gabriel Moscardo.

PUBLICIDADE

O Imortal, por sua vez, apostou em mudanças ofensivas. Ferreira entrou na vaga de Lucas Besozzi. E o atacante André substituiu o zagueiro Kannemann.

Aos 17, André quase empatou. O jogador gremista cabeceou um cruzamento de Reinaldo. A bola raspou a trave esquerda da meta corintiana. 

Quatro minutos depois, Cássio preocupou. O goleiro sentiu dores no joelho e acabou substituído por Carlos Miguel.

O jogo ficou um pouco mais equilibrado a partir dos 35 minutos. Bruno Alves foi expulso após cometer falta em Fagner.  

PUBLICIDADE

A expulsão obrigou a última troca no Grêmio. O zagueiro Gustavo Martins substituiu o lateral Fábio. O defensor ganhou duas disputas aéreas, mas as conclusões foram pra fora.

Ficha técnica – Grêmio x Corinthians 

Data: 12 de novembro de 2023 

Motivo: Brasileirão Série A (rodada 34) 

Horário: 16h (horário de Brasília) 

PUBLICIDADE

Local: estádio Arena Grêmio (Porto Alegre/Rio Grande do Sul) 

Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro (Fábio, depois Gustavo Martins), Bruno Alves, Kannemann (André) e Reinaldo; Villasanti, Carballo e Cristaldo; Everton Gaudino (JP Galvão), Lucas Besozzi (Ferreira) e Luís Suárez – treinador: Renato Gaúcho 

Corinthians: Cássio (Carlos Miguel); Bruno Méndez, Lucas Veríssimo e Gil; Fagner, Maycon, Giuliano (Matheus Araújo), Renato Augusto (Gabriel Moscardo) e Matheus Bidu; Romero e Wesley (Gustavo Mosquito) – treinador: Mano Menezes 

Better Collective