O Corinthians venceu, neste domingo (12), o Grêmio por 1 a 0, em Porto Alegre. O gol decisivo foi marcado por Angel Romero. Com o resultado, o Timão chegou aos 44 pontos e subiu para o 11° lugar, o que praticamente lhe garante a permanência na elite do futebol nacional.
O Imortal, por sua vez, se complicou na luta pelo título do Brasileirão Série A. Estacionou nos 59 pontos e caiu para o terceiro lugar. A distância em relação ao líder, Botafogo, e ao vice-líder, Palmeiras, aumentou para três pontos.
Resumo do jogo do Brasileirão Série A
O Grêmio manteve a estrutura do time titular dos últimos jogos, ao contrário do Corinthians que escalou três zagueiros e cinco jogadores na defesa para fortalecer a marcação contra o artilheiro Luís Suárez.
O sistema defensivo do Timão ficou parcialmente comprometido aos nove minutos do primeiro tempo. Bruno Méndez foi expulso porque cometeu falta ríspida em Lucas Besozzi.
O cartão vermelho foi aplicado após revisão do lance na arbitragem de vídeo, o VAR. O cenário do jogo ficou bem definido a partir disso.
O Imortal controlou a posse de bola e teve maior presença no ataque. Um gol marcado por Everton Gaudino foi anulado. A arbitragem marcou impedimento de Suárez. Aos 31, o Corinthians inaugurou o marcador.
Angel Romero balançou as redes. O atacante foi oportunista. Ele finalizou um cabeceio de Lucas Veríssimo após cobrança de escanteio. O Grêmio arriscou chutes de média distância. Alguns foram pra fora. Outros, Cássio defendeu.
A etapa final foi um verdadeiro ataque contra defesa. O Corinthians reforçou a marcação ao substituir Renato Augusto por Gabriel Moscardo.
O Imortal, por sua vez, apostou em mudanças ofensivas. Ferreira entrou na vaga de Lucas Besozzi. E o atacante André substituiu o zagueiro Kannemann.
Aos 17, André quase empatou. O jogador gremista cabeceou um cruzamento de Reinaldo. A bola raspou a trave esquerda da meta corintiana.
Quatro minutos depois, Cássio preocupou. O goleiro sentiu dores no joelho e acabou substituído por Carlos Miguel.
O jogo ficou um pouco mais equilibrado a partir dos 35 minutos. Bruno Alves foi expulso após cometer falta em Fagner.
A expulsão obrigou a última troca no Grêmio. O zagueiro Gustavo Martins substituiu o lateral Fábio. O defensor ganhou duas disputas aéreas, mas as conclusões foram pra fora.
Ficha técnica – Grêmio x Corinthians
Data: 12 de novembro de 2023
Motivo: Brasileirão Série A (rodada 34)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Arena Grêmio (Porto Alegre/Rio Grande do Sul)
Grêmio: Gabriel Grando; João Pedro (Fábio, depois Gustavo Martins), Bruno Alves, Kannemann (André) e Reinaldo; Villasanti, Carballo e Cristaldo; Everton Gaudino (JP Galvão), Lucas Besozzi (Ferreira) e Luís Suárez – treinador: Renato Gaúcho
Corinthians: Cássio (Carlos Miguel); Bruno Méndez, Lucas Veríssimo e Gil; Fagner, Maycon, Giuliano (Matheus Araújo), Renato Augusto (Gabriel Moscardo) e Matheus Bidu; Romero e Wesley (Gustavo Mosquito) – treinador: Mano Menezes