O caminho das competições de clubes da América do Sul está definido. A Conmebol divulgou nesta quarta-feira (29) as datas pelas quais seus torneios serão realizados e todo o progresso destes certames em 2024.
O calendário das competições será aberto na semana do dia 7 de fevereiro, quando se inicia a fase preliminar da Libertadores. A fase classificatória do torneio deve durar até cerca de 13 de março, antes da primeira data-Fifa do próximo ano. Já a fase de grupos terá sua primeira rodada ao início de abril.
A fase de grupos da Libertadores se estenderá ate o final de maio, quando haverá a pausa para a realização da Copa América, em junho, e voltando com o mata-mata em agosto. A decisão da competição será em 30 de novembro, um sábado.
Já a Copa Sul-Americana se iniciará em 6 de março, com as partidas da fase preliminar. A fase de grupos desta se iniciará também ao começo de abril, sendo simultânea à da Libertadores nesta parte da temporada e também nas fases eliminatórias. A única exceção é a fase de play-offs antes das oitavas, que será realizada ao final de julho. A decisão da Sul-Americana será uma semana antes da final da Libertadores, em 23 de novembro
A Conmebol também definiu as datas da Recopa Sul-Americana 2024, estar a ser disputada por Fluminense (campeão da Libertadores) e LDU (campeão da Copa Sul-Americana). O jogo de ida do torneio está marcado para o dia 21 de fevereiro, com a volta em 28 do mesmo mês, na mesma semana das partidas da segunda fase preliminar da principal competição sul-americana.
🚨 | Conmebol definiu o calendário de 2024. A pré-Libertadores começa em 07/02 e a fase de grupos em 03/04.
O mata-mata é a partir de 14/08, com final previamente programada para 30/11.
Sorteio para definir os grupos será em março, ainda sem data marcada. #colunadofla pic.twitter.com/FHIxAHhYiz
— Leo José (@LeoJoseReporter) November 29, 2023
Haverá entre junho e julho uma pausa para a realização da Copa América e também períodos de data-Fifa nos meses de março, setembro, outubro e novembro.