Casagrande defende Abel por retardar titularidade de Endrick no Palmeiras
Colunista do UOL Esporte declarou que querem que a joia do Verdão seja um novo Pelé
Para Casagrande, colunista do UOL Esporte, Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, acertou em demorar a dar chances como titular a Endrick neste segundo semestre e afirmou que o português mudou de ideia assim que o time alviverde passou a ter sequência ruim de resultados, tendo a necessidade de criar um ‘fato novo’ para dar um chacoalhão no elenco.
“Acho que o Abel acertou, porque quem treina os jogadores é o Abel. Nós não vemos os treinos. Nenhum treinador é louco de deixar no banco um cara que ele está vendo que está arrebentando nos treinos. E o Palmeiras perdendo, ficando longe do título, sendo eliminado da Libertadores (…) ele tinha que criar um fato novo. O Abel é muito inteligente nesse trabalho psicológico. O fato novo que ele criou foi a entrada do Endrick pra ver se mexia com alguma coisa”, disse Casagrande, durante o programa “Cartão Vermelho”, no canal do UOL Esporte no Youtube.
O ex-atacante destacou que no começo do ano, Endrick não estava amadurecido e que não conseguia escapar da marcação dos rivais.
“Ele viu que não estava maduro, ele viu que colocou Endrick como titular muitas vezes desde o começo do ano e ele estava com dificuldades de jogar e de finalizar. Essas arrancadas que ele deu agora contra o Boca, Botafogo e Athletico, lá atrás quando ele era titular, não conseguia. Ele levava desvantagem na marcação dos adversários. Abel esperou (o Endrick) amadurecer. E se o Palmeiras estivesse jogando bem, ele não iria lançá-lo agora porque não iria precisar criar um fato novo”, argumentou.
Com Endrick como titular, o Palmeiras emplacou sequência de quatro vitórias no Brasileirão e empatou com o Botafogo no número de pontos. Para Casagrande, o Verdão se credenciou como grande favorito ao título ao lado do Red Bull Bragantino.
“O Abel também não sabia o que iria acontecer, mas aconteceu isso que estamos vendo. O Palmeiras tem um jogo a mais, mas está junto com o Botafogo nos pontos e pra mim é o grande favorito pra vencer esse título junto com o Bragantino. O Botafogo está em plena queda e se o Palmeiras teve essa arrancada foi graças ao Abel e ao Endrick”, opinou.
Por fim, Casão criticou a pressão de torcedores e jornalistas em quererem um novo Pelé.
“As pessoas querem formar um ídolo de qualquer maneira. Querem fazer com que o Endrick se transforme no Pelé do dia para noite. É isso que está acontecendo. E é por isso que o Abel segurou a onda. E eu acho que ele vai continuar segurando, ainda mais agora que ele foi para a seleção e vai virar titular absoluto do Palmeiras. Quem tem que segurar a onda junto com o Abel são os familiares e quem vive ao redor dele. Será injusto e uma pressão desnecessária se a imprensa e os torcedores começarem olhar o Endrick como se fosse o novo Pelé”, concluiu.
Os números de Endrick em 2023
A convocação de Endrick à seleção brasileira para os jogos contra Colômbia e Argentina vem no melhor momento dele na temporada. Nas duas últimas partidas do Palmeiras, ele foi decisivo. Com dois gols, a joia palmeirense liderou a épica virada contra o Botafogo (4 a 3), no Nilton Santos. Três dias depois, o camisa 9 fez o golaço da vitória contra o Athletico-PR (1 a 0), na Arena Barueri. Todos os duelos foram válidos pelo Brasileirão.
Na temporada 2023, Endrick soma 11 gols em 47 jogos.