Talvez, a maior promessa do tênis masculino brasileiro nos últimos tempos, João Fonseca vai para outro direcionamento na carreira.
O carioca de 17 anos anunciou que pode entrar para a Universidade da Virginia, localizada na pequena cidade de Charllotesville.
“Seria uma alternativa interessante para aprimorar o físico, o mental e o emocional, para depois voltar mais fortalecido ao circuito profissional.”, explica João.
Caso a decisão se confirme, em junho de 2024, não é certo que o jovem complete os quatro anos da graduação por já estar com contratos “amarrados”, assim que entrar para o circuito profissional da ATP. Um desses contratos é com a marca de material esportivo On, que possui entre seus sócios, Roger Federer.
“O sonho do João continua sendo e sempre será o tênis profissional. Caso decida ir para o College, o plano seria passar apenas 1 ano lá.”, diz um trecho do comunicado divulgado por sua assessoria de imprensa.
João Fonseca foi campeão do US Open juvenil em 2023
Fato é que 2023 foi um ano muito especial para o brasileiro. No último mês de setembro, Fonseca foi campeão do US Open juvenil ao derrotar o norte-americano Learner Tien, por 2 sets a 1, de virada, parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. Com a conquista, João se tornou nº1 do ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis, em inglês).
Após o feito, ele foi convocado pelo técnico Jaime Oncins para acompanhar o time brasileiro da Copa Davis no confronto contra a Dinamarca pelo grupo mundial 1 da competição. Na ocasião, os brasileiros venceram a série de partidas por 3 a 1 e garantiram a vaga para o classificatório mundial em 2024. Essa fase dá vaga ao grupo mundial, no mesmo ano.