Home Tênis Campeão do US Open juvenil, João Fonseca pode entrar para circuito universitário nos EUA

Campeão do US Open juvenil, João Fonseca pode entrar para circuito universitário nos EUA

João Fonseca pode cursar universidade no país e "demorar" para chegar ao profissional

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
João com o título do US Open juvenil (Divulgação/US Open)

João com o título do US Open juvenil (Divulgação/US Open)

Talvez, a maior promessa do tênis masculino brasileiro nos últimos tempos, João Fonseca vai para outro direcionamento na carreira.

O carioca de 17 anos anunciou que pode entrar para a Universidade da Virginia, localizada na pequena cidade de Charllotesville.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Seria uma alternativa interessante para aprimorar o físico, o mental e o emocional, para depois voltar mais fortalecido ao circuito profissional.”, explica João.

Caso a decisão se confirme, em junho de 2024, não é certo que o jovem complete os quatro anos da graduação por já estar com contratos “amarrados”, assim que entrar para o circuito profissional da ATP. Um desses contratos é com a marca de material esportivo On, que possui entre seus sócios, Roger Federer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O sonho do João continua sendo e sempre será o tênis profissional. Caso decida ir para o College, o plano seria passar apenas 1 ano lá.”, diz um trecho do comunicado divulgado por sua assessoria de imprensa.

João Fonseca foi campeão do US Open juvenil em 2023

Fato é que 2023 foi um ano muito especial para o brasileiro. No último mês de setembro, Fonseca foi campeão do US Open juvenil ao derrotar o norte-americano Learner Tien, por 2 sets a 1, de virada, parciais de 4/6, 6/4 e 6/3. Com a conquista, João se tornou nº1 do ranking da ITF (Federação Internacional de Tênis, em inglês).

Após o feito, ele foi convocado pelo técnico Jaime Oncins para acompanhar o time brasileiro da Copa Davis no confronto contra a Dinamarca pelo grupo mundial 1 da competição. Na ocasião, os brasileiros venceram a série de partidas por 3 a 1 e garantiram a vaga para o classificatório mundial em 2024. Essa fase dá vaga ao grupo mundial, no mesmo ano.

PUBLICIDADE
Better Collective