Brasileirão Série B 2023: veja quais foram os times rebaixados
Certame nacional definiu os dois últimos despromovidos, bem como os ascendentes para a elite nacional do próximo ano
O Brasileirão Série B vivenciou neste sábado (25) a última rodada de disputa na temporada 2023. Com os jogos todos programados para às 17h (de Brasília), emoção não faltou nas brigas pelas últimas vagas restantes do acesso, bem como para fugir do fantasma do rebaixamento.
Antes do início da rodada, dois times já haviam amargado o descenso para a Série C de forma antecipada. Detentores de campanhas aquém das expectativas ABC e Londrina entraram em campo mais uma vez apenas para o cumprimento de tabela.
No pleito para fugir das duas últimas indesejadas vagas, quatro concorrentes chegaram à “última dança” sob forte risco: Chapecoense (37 pontos), Tombense (37 pontos), Ponte Preta (39 pontos) e Sampaio Corrêa (39 pontos).
De virada, a Chape acabou batendo o Vitória pelo placar de 3 a 1, de virada, e conseguiu obter a permanência, empurrando o Sampaio para a degola. Goleado pelo Sport por 4 a 1, o time maranhense vai disputar a terceira divisão nacional em 2024. Apesar de jogar em casa e só depender si para escapar diante dos resultados, a Tombense perdeu para o Mirassol e também foi despromovida.
Rebaixados: ABC, Londrina, Tombense e Sampaio Corrêa
SÉRIE B E O ACESSO
A exemplo da briga para fugir da degola, a disputa pelo acesso na Série B deixou os nervos à flor da pele dos seis times envolvidos, em busca das duas vagas restantes. O campeão Vitória e o Criciúma já haviam carimbado o passaporte ao Brasileirão Série A de forma antecipada, e terão a companhia de Juventude e Atlético-GO, que bateram Ceará e Guarani, respectivamente.
Ascendentes: Vitória, Criciúma, Atlético-GO e Novorizontino
Resultados da 38ª rodada
ABC 3×2 Vila Nova
Tombense 0x1 Mirassol
Atlético-GO 3×0 Guarani
Avaí 0x0 Ituano
Ponte Preta 3×0 CRB
Botafogo-SP 0x1 Londrina
Chapecoense 3×1 Vitória
Ceará 1×3 Juventude
Novorizontino 2×0 Criciúma
Sport 4×1 Sampaio Corrêa