Brasileirão Série A: projeções para título e fuga de rebaixamento são de 69 e 46 pontos, aponta matemático
Jornalista gaúcho Paulo Pires apresentou os cálculos que garantem a taça e a permanência no Campeonato Brasileiro
Faltam somente três rodadas para o término da emocionante edição 2023 do Brasileirão Série A. Seis times brigam para erguer a taça, enquanto a briga para não cair está igualmente acirrada. Em seu canal Plantão do Paulinho no YouTube, o jornalista Paulo Pires, da Bandeirantes de Porto Alegre, mostrou suas projeções da reta final do Campeonato Brasileiro.
Sobre os candidatos ao título, o matemático calculou em 69 pontos o número suficiente para uma equipe ser campeã. Paulinho se baseou no aproveitamento apresentado pelos dois primeiros colocados no Brasileirão Série A.
Portanto, se Palmeiras e Flamengo mantiverem os 60% que possuem atualmente, chegariam a 68. Logo, a dupla, mais Botafogo, Atlético-MG, Grêmio e Red Bull Bragantino, teriam que alcançar os 69 para serem campeões.
Paulo Pires também incluiu uma projeção de acordo com as campanhas no returno do Brasileirão Série A. Neste cálculo, o Flamengo teria mais chances de ser campeão, por apresentar 64,6% de aproveitamento, que dá o potencial do Rubro-Negro alcançar 69 pontos. Já o Palmeiras chegaria a 68 com os 60,4% que possui na segunda metade do Campeonato Brasileiro.
O jornalista ainda simulou o Atlético-MG em terceiro com 66 pontos, se mantiver os 68,7% do returno. Com apenas 31,2%, o Botafogo somaria apenas três pontos nos três jogos restantes, indo a 65. Por fim, Grêmio e Red Bull Bragantino iriam a 64 pontos, diante dos aproveitamentos no returno de, respectivamente, 52,1% e 56,2%.
Paulo Pires acredita que o Bahia terá que chegar aos 47 pontos no Brasileirão Série A para se manter
Em outro vídeo, Paulo Pires fez contas para o número mágico da fuga do rebaixamento. O matemático da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre projeta 46 pontos como suficientes para impedir a queda. Para o jornalista, a exigência subiu com a vitória do Cruzeiro sobre o Goiás ontem (27), em Goiânia.
No caso dos times dentro da zona de rebaixamento, Paulinho calcula que Bahia e Goiás necessitariam de 47 pontos para se livrar. Entretanto, o Esmeraldino não tem mais condições de alcançar a soma.
O jornalista utilizou como balizador, para o cálculo necessário aos times que integram a zona, o aproveitamento do Vasco. Primeiro time fora do Z4 em 16ª com 42 pontos, Paulo Pires se baseia na performance de 49% do Cruzmaltino no Campeonato Brasileiro, que faria os cariocas alcançarem a soma de 46. Portanto, Bahia e Goiás teriam que fazer um ponto a mais, o que se tornou inviável para o time goiano.
Para as equipes fora do Z4, Paulo Pires afirma que a pontuação chave para rechaçar qualquer ameaça é 46. A referência é a campanha do Bahia de 39%, que faria o Tricolor alcançar no máximo 45 pontos. Pela projeção do matemático, o Internacional estaria livre de qualquer risco.