O Brasil foi derrotado de virada pela Colômbia (2 a 1) na noite desta quinta-feira, no Estádio Metropolitano de Barranquilla, e conheceu o segundo revés seguido nas Eliminatórias da Copa. A seleção brasileira saiu na frente com gol de Gabriel Martinelli, porém, na etapa final, viu os colombianos buscarem a virada com dois gols de Luis Díaz.
Com o resultado, o Brasil caiu para a quinta posição, com sete pontos ganhos, e viu a Colômbia assumir a terceira colocação, com nove.
A seleção brasileira não era derrotada pelos rivais no país vizinho desde amistoso em 85.
Início fulminante do Brasil
Escalada no 4-2-4, a seleção brasileira teve ótimo início de jogo, com bastante movimentação dos homens de frente. Com menos de dois minutos de bola rolando, foram duas ótimas chances para abrir o placar, a primeira com Renan Lodi em chute cruzado de fora da área e a segunda em cabeçada de Vinícius Júnior. Ambas finalizações foram para fora.
O Brasil conseguiu abrir o placar logo aos três minutos. Gabriel Martinelli tabelou com Vinícius Júnior, que devolveu para o companheiro finalizar de carrinho sem chances de defesa para Vargas.
A seleção brasileira reduziu o ímpeto ofensivo e passou a ver a Colômbia pressionar em busca do empate. De volta aos titulares após a fatídica eliminação para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo, o goleiro Alisson mostrou segurança ao evitar gols de Carrascal, Uribe e Luís Díaz antes dos 20 minutos.
O Brasil sofreu um duro golpe aos 26 minutos. Com dores na coxa esquerda, Vinícius Júnior foi substituído e deu lugar a João Pedro.
Com três minutos em campo, o atacante do Brighton quase ampliou o placar em chute cruzado que foi para fora.
A seleção brasileira voltou a chegar com perigo aos 31. Rodrygo arriscou de fora da área, a bola desviou na marcação e quase enganou o goleiro Vargas.
Colômbia vira no segundo tempo
A seleção brasileira voltou para a etapa final mais agressiva e disposta a ampliar o marcador. Aos três, Bruno Guimarães pegou rebote e de fora da área mandou chute forte, rente à trave.
Aos sete, Raphinha recebeu de Rodrygo e disparou para grande defesa de Vargas.
A Colômbia perdeu chance clara para empatar aos 14. Sinisterra cruzou e Luis Díaz, livre de marcação, furou.
A seleção canarinha carimbou a trave com Raphinha aos 22 minutos.
O jogo era lá e cá. A Colômbia respondeu aos 25. Luis Díaz invadiu a área e mandou chute cruzado para fora.
Os cafeteros tentavam envolver os brasileiros com rápida troca de passes no campo ofensivo. Aos 27, Luis Díaz recebeu de Sinisterra e chutou para mais uma boa defesa de Alisson.
A Colômbia chegou ao empate aos 30. Borja cruzou e Luis Díaz, livre de marcação, testou para o gol.
O segundo gol colombiano veio três minutos depois e novamente em bola aérea. James cruzou e Díaz, de cabeça, voltou a vencer Alisson, para muita emoção do pai do atacante, que foi libertado na última semana de um sequestro.
Nos minutos finais, o Brasil tentou pressionar em busca do empate, mas não obteve êxito e chegou ao terceiro jogo seguido de jejum nas Eliminatórias.
Próximos jogos de Colômbia e Brasil
A Colômbia volta a campo na próxima terça-feira (21), às 20h (horário de Brasília), para enfrentar o Paraguai, no Defensores del Chaco. No mesmo dia, às 21h30, o Brasil recebe a Argentina, no Maracanã.