Com 57 pontos ganhos em 19 jogos, o Botafogo terminou a primeira parte do Brasileirão disparado na liderança, com mais de 82% de aproveitamento de pontos ganhos.
Com esse desempenho o Fogão era o franco favorito a levar o título da competição. Porém o desempenho da equipe no segundo turno preocupa os torcedores. Tanto que a equipe carioca, que chegou a ter 90% de chances de levantar a taça hoje aparece com 30%.
No returno do Campeonato Brasileiro o time da Estrela Solitária fez 12 pontos em 13 jogos (três vitórias, três empates e sete derrotas). Isso resulta em um aproveitamento de apenas 30.77% de pontos, o segundo pior, superando apenas o América-MG, que conquistou 11 pontos em 14 duelos.
Equipe segue dependendo apenas de si para o título do Brasileirão
Apesar da queda citada, o Botafogo ainda segue dependendo apenas do seu desempenho para levantar a taça do Brasileirão.
O time hoje lidera o torneio com a mesma pontuação do Grêmio e Palmeiras, mas com vantagem no critério de desempate. Porém o Fogão tem um jogo a mais que que quase todos os adversários diretos na ponta da tabela, exceto pelo Red Bull Bragantino e o Flamengo.
Dessa forma, o Botafogo se mantém como favorito ao título do Campeonato Brasileiro, mesmo com a sequência de tropeços recentes.
Mais informações do Fogão
A derrota de virada para o Grêmio só não custou a liderança por conta das derrotas de Palmeiras e Red Bull Bragantino na rodada, mas deixou a briga pelo título muito mais acirrada e o Botafogo vai para a 34ª rodada podendo cair para a 4ª colocação.
A equipe terá um confronto direto com a equipe de Bragança fora de casa e em caso de derrota será ultrapassada pelo Massa Bruta e poderá ficar atrás do Verdão e do Grêmio caso os times ao menos empatem na rodada. Dessa forma o duelo deste domingo (12), virou uma “final” para o Fogão.
Já fora de campo a diretoria trabalha para definir um novo técnico, por conta da insatisfação com o trabalho do interino Lúcio Flávio. As informações são de que Tiago Nunes, atualmente no Sporting Cristal, está com conversas avançadas para assumir o Botafogo, com um contrato até o fim de 2024.