Treinador brasileiro assumirá comando de equipe para sequência das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
O Brasil terá mais um treinador para a sequência das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A Bolívia terá Antônio Carlos Zago como seu novo comandante para a competição, em acerto finalizado no começo desta semana segundo o GE.
O treinador comandará o time boliviano com a missão de fazer a equipe deixar o status de lanterna do torneio sul-americano de classificação para a disputa do Mundial de 2026, na América do Norte. A seleção local não somou ponto algum, perdendo os quatro jogos que fez até agora, sendo comandada neste período inicial pelo argentino Gustavo Costas.
“É uma honra assumir este desafio de assumir a seleção boliviana e poder contribuir com o desenvolvimento do futebol no país. Estou muito motivado e disposto a dar o melhor de mim, neste que será um dos maiores desafios da minha carreira”, disse o treinador brasileiro em suas redes sociais.
Costas foi demitido do cargo de treinador da equipe por conta desta fase. O nome de Antônio Carlos era um dos preferidos da diretoria da Federação Boliviana de Futebol (FBF), principalmente depois do trabalho que fez pelo Bolívar entre 2021 e 2022, sendo campeão nacional e colocando a equipe na Libertadores.
A contratação do brasileiro também teve o dedo de uma lenda do futebol da Bolívia, Julio Cesar Baldivieso. O ex-jogador e hoje dirigente da FBF ressaltou que o novo técnico deveria ter um trabalho mais próximo da base e já identificado com o estilo de futebol desejado no país para o futuro, o que encaixaria com o ex-defensor.
Antônio Carlos Zago teve seu mais recente trabalho no Coritiba, durante parte do Brasileirão Série A deste ano, em que não conseguiu fazer o time engrenar. Agora, o treinador brasileiro terá a chance já na próxima data-Fifa, em novembro, em fazer o time iniciar uma reação pela classificação à Copa.
Es un honor asumir este desafío de dirigir la Selección Boliviana y poder contribuir al desarrollo del fútbol en el país.
Estoy muy motivado y dispuesto a dar lo mejor de mí, en lo que es uno de los principales retos de mi carrera.
Unidos seremos más fuertes.
Gracias pic.twitter.com/1nldDw9m9T— Antonio Carlos Zago (@aczago) October 31, 2023