Argentina impõe ao Brasil a primeira derrota como mandante na história das Eliminatórias
Contra a Albiceleste, seleção brasileira completou o quarto jogo sem vencer na atual edição do qualificatório para a Copa do Mundo
O Brasil até que lutou, mas não conseguiu evitar a derrota para a Argentina (1 a 0) na noite desta terça-feira, no Maracanã, em duelo da sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. O gol foi marcado pelo zagueiro Otamendi. Pela primeira vez na história do Qualificatório para o Mundial, a seleção brasileira foi derrotada dentro de casa após 59 jogos disputados.
Na atual edição, o Brasil chegou à terceira derrota seguida. A equipe já havia sido derrotada pelo Uruguai e Colômbia. O último triunfo ocorreu contra o Peru, fora de casa, na segunda rodada.
Com o revés, a seleção brasileira caiu para a sexta colocação, com sete pontos ganhos. Já a Argentina permaneceu na liderança, com 15.
Primeiro tempo truncado e com poucas emoções
Após confusão generalizada entre torcedores no Setor Sul do Maracanã, o jogo começou com 27 minutos de atraso. O início foi bem truncado. Três brasileiros foram amarelados por entradas ríspidas: Gabriel Jesus, Raphinha e Carlos Augusto.
A Argentina pressionou no início e deu muito trabalho à defesa brasileira. Aos poucos, a seleção mandante passou a chegar com mais frequência ao ataque. A melhor chance para abrir o placar no primeiro tempo veio aos 43 minutos. Gabriel Martinelli pegou sobra de fora da área, e Romero, praticamente em cima da linha, evitou o gol.
Seleção brasileira volta melhor no segundo tempo, mas é castigada com gol
A seleção brasileira voltou para a etapa final com postura mais agressiva. Aos nove, Raphinha entrou na área e chutou em cima de Dibu Martínez. Três minutos depois, Gabriel Jesus fez bela jogada individual e deixou com Gabriel Martinelli, que sem marcação, finalizou para nova defesa do goleiro argentino.
A Argentina surpreende o Brasil em sua primeira finalização no segundo tempo. Aos 17, Lo Celso cobrou escanteio, Otamendi subiu mais do que André e testou para o gol.
Fernando Diniz, que havia trocado Marquinhos, com lesão, pelo estreante Nino, na volta do intervalo, efetuou mais duas mudanças antes dos 30. Endrick e Joelinton entraram em campo, respectivamente, nas vagas de Raphinha e Gabriel Magalhães.
Dois minutos depois, o treinador brasileiro gastou as duas últimas alterações, trocando Bruno Guimarães e Gabriel Martinelli por Douglas Luiz e Raphael Veiga.
Com menos de 10 minutos em campo, Joellinton acertou o braço no rosto de De Paul e foi expulso diretamente pelo árbitro.
Com um a menos, a seleção brasileira tentou evitar a derrota dentro de casa e parou em Dibu Martinez, que nos acréscimos defendeu chute de Douglas Luiz.
Próximos jogos de Brasil e Argentina pelas Eliminatórias
O Brasil volta a campo pelas Eliminatórias apenas no início de setembro do ano que vem, contra o Equador, em casa. Já a Argentina recebe o Chile. Datas, horários e locais ainda serão definidos pela Conmebol.