Na noite do último sábado (11), o Palmeiras venceu o Internacional por 3 a 0 e vai para a Data Fifa na liderança do Brasileirão Série A. Após o duelo, o técnico Abel Ferreira relembrou ser europeu e declarou que “aprendeu a ser um cara frio”. Porém, a fala do português entra em contradição por quatro motivos: cartões, reações na partidas, declarações após os jogos e motivação dos jogadores.
Abel Ferreira completou três anos no comando do Palmeiras em outubro de 2023. Desde então, o técnico português já recebeu 54 cartões ao longo dos 242 jogos pelo Verdão, compostos por 46 amarelos e mais oito vermelhos. As advertências por reclamações da arbitragem reduziram nas últimas partidas do Alviverde, porém o treinador foi alvo de muitas críticas pelo comprtamento à beira do gramado.
Atitudes intensas no Palmeiras mostram contradição de Abel Ferreira na declaração de ser ‘frio’
As punições por reclamações com a arbitragem não são as únicas provas de que Abel Ferreira não é tão frio quanto disse ser. O técnico já foi protagonista de comemorações efusivas em partidas tensas do Verdão. Além disso, Abel Ferreira se envolveu por duas vezes com ‘enroscos’ com jogadores adverários, como Arrascaeta, do Flamengo, e Calleri, do São Paulo.
Abel Ferreira em defesa de Breno Lopes após comemoração polêmica
Não é apenas em campo que Abel Ferreira demonstra momentos de ‘coração quente’. O técnico do Alviverde faz fortes declarações frequentemente em suas entrevistas coletivas. Em uma delas, recentemente, Abel Ferreira saiu em defesa de Breno Lopes, após o atacante anotar o gol da vitória do Palmeiras contra o Goiás e rebater críticas de torcedores.
“Isso é o mais importante, o apoio dos nossos torcedores, por sabermos que eu sou primeiro que posso cometer um erro. Eu próprio às vezes perco o controle das minhas emoções”, afirmou o técnico do Alviverde sobre a reação emocionada do atacante. Confira:
Confusão com celular de jornalista
Outro caso notório de Abel Ferreira deixando a frieza de lado ocorreu em Belo Horizonte, após empate do Palmeiras com o Atlético Mineiro. No episódio em questão, o treinador português se irritou com um jornalista que filmava interação dele com um integrante da arbitragem. O treinador então se dirigiu ao jornalista Pedro Spinelli e tomou o celular das mãos do repórter. Depois, o técnico do Verdão pediu desculpas pelo ocorrido.
Muita comemoração do treinador após jogo decisivo
Por fim, é importante destacar que o treinador do clube alviverde também é protagonista de discursos empolgantes em motivação ao seus jogadores sobre os confrontos do Verdão. Um ponto emblemático é o lema ‘cabeça fria e coração quente’, usado para que os atletas sintam as emoções do jogo sem afetar o entendimento da partida.
Em um episódio recente, Abel Ferreira aparece muito animado e exaltando os jogadores após o Palmeiras vencer de virada o Botafogo, em duelo decisivo no Brasileirão. O treinador português se rende aos jogadores do Alviverde, afimando que a equipe era a ‘única no Brasil’ que poderia alcança o feito de reverter a partida.
Lágrimas em homenagem ao ‘aniversário’ de Palmeiras
No entanto, não é apenas empolgação que afastam a suposta ‘frieza’ de Abel Ferreira. O português também demonstrou muita emoção durante homenagem do Palmeiras pelo ‘aniversário’ de três anos da chegada do treinador. Assim, ao menos quatro motivos apontam que Abel Ferreira não vem manifestando ser ‘um cara frio’ no Verdão desde sua chegada em 2020.