Os torcedores do Palmeiras criaram uma falsa ideia de que o goleiro Weverton não pega pênaltis, e com isso, esse ‘movimento’, ganhou proporções que incomodam muito o guarda-metas do Verdão.
Em algumas entrevistas de Weverton, ele deixa claro que trabalha muito nos treinos para melhorar seus números em relação às penalidades.
Evidentemente, o retrospecto recente do Palmeiras em disputas de pênaltis não é positivo, com o time somando eliminações, sendo a última contra o Boca Juniors-ARG, pela semifinal desta edição da Copa Libertadores.
Pronto, o culpado e goleiro. Aí, toda essa ‘carga negativa’ vai para Weverton, que ‘não’ defende penalidades.
Porém, os números não mentem, e sim desmentem que o arqueiro do Verdão não é ‘pegador’ de penais.
São Marcos, Sérgio, Jailson, Prass e Weverton: quem é a melhor no quesito defesa de pênaltis pelo Palmeiras?
Assim, já vale de cara citar que Weverton é o quarto maior pegador de pênaltis da história do Palmeiras, quando se trata de penalidades defendidas no tempo regulamentar.
O goleiro fica ao lado de Sérgio com três defesas e atrás de Jailson, Fernando Prass e São Marcos. No entanto, em disputas de penais, já ultrapassou o ídolo Marcos, por exemplo.
Com isso, em decisões por pênaltis, o aproveitamento do arqueiro do Verdão fica entre 19% e 20%, contra 18,6% de São Marcos.
Mais precisamente, em 80 pênaltis batidos contra Weverton, o goleiro defendeu 16, sofreu 53 gols e outros 11 foram para fora ou bateram na trave, ou seja, 20% de penalidades defendidas. Ainda vale dizer que Weverton consegue ao menos uma intervenção quando a disputa vai para os pênaltis.
Nesse sentido, a única vez que Weverton não defendeu nenhuma bola, foi na disputa de pênaltis contra o Defensa y Justicia-ARG, pela Recopa Sul-Americana de 2021.
Por isso, está na hora de colocar os fatos em ‘pratos limpos’ e os torcedores do Verdão entenderem que os batedores do time não estão fazendo a parte deles.
Por fim, fora o jogo acima citado, o goleiro conseguiu ao menos uma intervenção. Inclusive, para efeito de comparação, Weverton tem média melhor que a de Cássio, do rival Corinthians, que tem uma média de 17% das penalidades defendidas, ou seja, menos que do goleiro do Palmeiras.