O lateral-direito Rafinha, do São Paulo, pode ser denunciado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) após chamar o árbitro Raphael Claus de ‘palmeirense’ ao ser expulso na goleada sofrida para o Palmeiras, na última quarta-feira, no Allianz Parque. Câmeras de TV flagraram o jogador repetindo a palavra. O juiz registrou o caso na súmula.
Em entrevista ao site da ESPN, Ronaldo Piacente, Procurador-Geral do STJD, não garantiu se Rafinha será denunciado pelo órgão.
“Todos os fatos que ocorrem em campo são analisados pela Procuradoria, mas tudo depende do entendimento do Procurador que irá analisar a questão”, explicou Piacente, que evitou se posicionar sobre o caso.
“Eu não posso opinar sobre fatos que ainda serão analisados pelo Procurador”, ressaltou.
A mesma publicação ouviu João Chiminazzo, advogado especialista em direito desportivo, que também acredita que não há garantia que o caso será julgado pelo Tribunal.
“No meu entendimento, dizer que ele é ‘palmeirense’ não é um problema em si. Mas, se isso foi dito com uma conotação de tentar insinuar que ele favoreceu o Palmeiras, a situação muda de figura”, apontou.
Para o advogado, a denúncia dependeria de uma análise do procurador em relação à súmula de Claus. No entanto, ele crê que o mais provável é que ela seja enquadrada no artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).
O artigo fala em “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva”, com pena de uma a seis partidas de suspensão ao denunciado.
Rafinha é desfalque confirmado no próximo jogo do São Paulo
O lateral cumprirá suspensão automática na partida do próximo domingo (29), às 16h (horário de Brasília), contra o Athletico-PR, na Ligga Arena, pela 30ª rodada do Brasileirão.