Campeão da Copa do Brasil em 2023, o São Paulo faz campanha irregular no Brasileirão Série A e se aproxima da zona de rebaixamento. Durante o programa “Bate-Pronto”, da Jovem Pan, Vampeta citou o Palmeiras de 2012 e mandou um alerta para a equipe comandada por Dorival Júnior.
“Não pode acomodar. A gente já viu o Palmeiras ganhar a Copa do Brasil e ser rebaixado, jogar a Libertadores na segunda divisão. Não está tão longe, com a vitória do Vasco, Bahia, Goiás… Não está tão distante. Não pode acomodar, está a cinco pontos da zona, as próximas rodadas são difíceis. O clube não fez uma boa partida”, analisou Vampeta sobre o momento do Tricolor Paulista.
No ano de 2012, o Palmeiras conseguiu um feito histórico no futebol brasileiro. Comandado por Felipão, o Verdão venceu a Copa do Brasil, mas meses depois acabou sendo rebaixado no Campeonato Brasileiro. Sendo assim, o clube da Barra Funda disputou a Série B e a Copa Libertadores da América em 2013.
Durante a campanha na Copa do Brasil, que teve Palmeiras, Corinthians e Flamengo como adversários, o São Paulo praticamente “abandonou” o Brasileirão e engrenou uma sequência negativa. Hoje disputando apenas a competição de pontos corridos, o Tricolor Paulista soma 35 pontos, cinco a mais que o primeiro dentro da zona da degola.
Os próximos dois jogos são complicados: Grêmio (C) e Palmeiras (F). Enquanto isso, os times que estão próximos do Z4 mostram reação, como são os casos de Santos, Vasco da Gama, Bahia e Goiás.
Vampeta fala de “obrigação” de Tite no Flamengo
“Ele ficou seis anos na seleção com um aproveitamento de quase 80%. Não pintou nada de time grande na Europa e pega um time que fatura quase 1 bilhão e meio em um elenco vitorioso, que esse ano não ganhou quase nada. O ano não acabou ainda, o Tite vai ter que deixar o Flamengo entre os quatro primeiros para ir direto para a Libertadores”, opinou o comentarista.