Soteldo chegou a ficar afastado do Santos por conta de indisciplina, mas voltou a fazer parte do elenco e ganhando seu espaço com Marcelo Fernandes na arrancada da equipe para tentar conseguir se livrar do rebaixamento no Brasileirão Série A.
Na época em que esteve fora do time, por conta de atritos com o então treinador Paulo Turra, o atacante venezuelano por pouco não foi negociado pelo Peixe, que havia então adquirido o atleta em definitivo. E um dos times que havia demonstrado interesse pelo jogador foi o Grêmio,.
Em entrevista a Eduardo Gabardo, do GZH, Soteldo admitiu que teve conhecimento de sondagens que teve para deixar a Vila Belmiro. Mas reafirmou que seu compromisso foi o de seguir no Santos e ajudar a equipe a se livrar dos riscos de rebaixamento.
“Confesso que não me liguei muito nisso (as sondagens). Mas me comentaram alguma coisa sim. sobre esse interesse. De fato, aconteceu. Minha cabeça sempre esteve aqui no Santos, para conseguir fazer o time sair dessa situação. As coisas vão melhorando’, comentou o atacante, depois de sua participação no empate da Venezuela com o Brasil, na quinta-feira (12), em Cuiabá.
Após a saída de Turra do comando do Peixe, Soteldo voltou ao time e deixou para trás os problemas para buscar focar em ajudar o time a conseguir se livrar da Série B, agora com Marcelo Fernandes no comando santista.