Sem dar chances para quebra, Bia Haddad garante final em Zhuhai
Bia Haddad garante primeira final em 2023; brasileira ainda não perdeu sets
A semana “mágica” do tênis brasileiro continua, através de Beatriz Haddad Maia, no Elite Trophy.
Prova disso é que Bia Haddad garante vaga na final da competição em Zhuhai, China. A vaga veio na madrugada deste sábado, 28 de outubro, após vencer a russa Daria Kasatkina por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/1 em 1h33. Haddad Maia vai a decisão, sem perder sets no torneio.
“Não vou dormir (risos). É uma alegria chegar a final, nesse estágio da temporada. Agora, é manter o foco e trabalhar mais”, disse a brasileira na entrevista em quadra.
A adversária da final será a chinesa Zheng Qinwen, nº19 da WTA, em confronto inédito no circuito. O jogo está previsto para às 4h30 (de Brasília), neste domingo, 29, com transmissão da ESPN 2 e Star +.
Bia Haddad garante top 15 no ranking
Em termos de ranking, com a final, a paulista de 27 anos, garante o top 15 ao fim da temporada 2023. Caso leve o título, ela termina na 11ª posição da listagem.
Bia não sofreu quebras
Em termos de números, chama a atenção que, durante a partida, Beatriz não sofreu nenhuma quebra, em seu serviço. Isso com Kasatkina não chegando a ter nem possibilidade para tal.
Outro dado que salta aos olhos, é a porcentagem de pontos ganhos, a partir do primeiro saque: 80,6% para Bia, enquanto a russa apresentou 56,8%. Esses são estatísticas da própria WTA.
Brasileira repete feito de Guga
Com a chegada ao último jogo na disputa asiática, ela iguala o feito de Gustavo Kuerten, o Guga. Em 2000, o catarinense venceu o “Finals principal” ao derrotar Andre Agassi em Lisboa. Ao fim daquela temporada, Kuerten se tornou nº1 da ATP.