O Flamengo apresentou oficialmente Tite como o novo treinador, nesta segunda-feira (16). Ele falou sobre os aspectos que deseja trabalhar e deixou claro que o melhor caminho é se adaptar ao elenco.
“O jogo é um mecanismo vivo, mas parte de alguns princípios, como manter a posse de bola. É do DNA do Flamengo ser dessa forma, porque o técnico tem que se adaptar aos atletas e a equipe, e não ao contrário. Ele precisa jogar e saber jogar, mesmo que seja num percentual menor, consistente defensivamente. E precisa ser eficiente em bolas paradas”, explicou Tite.
Apesar de viver uma era vencedora nesses últimos anos, o Flamengo teve muitos problemas com treinadores e não conseguiu se estabilizar com um nome por muito tempo. Técnicos adeptos do “jogo de posições”, como Jorge Sampaoli e Domènec Torrent, foram alvos de críticas por parte da torcida e analistas. Neste cenário, Tite deseja atribuir um estilo que se encaixe com o elenco.
“Quando se foge desse aspecto, a gente fica mais longe de vencer. É inevitável que em alguns momentos o adversário estará em um momento de domínio. E aí você vai controlar o adversário, não dar oportunidade de finalização. Quando conseguir isso, está mais perto de vencer. Vamos buscar equilibrar essas situações”, analisou o novo treinador.
Ele estava sem trabalhar desde dezembro do ano passado, quando deixou a seleção brasileira. Com contrato até dezembro de 2024, o ex-Corinthians aceitou assumir o Flamengo já neste ano e irá começar uma reformulação nos próximos meses. A estreia acontece em jogo contra o Cruzeiro, nesta quinta-feira (19).
“Eu prefiro colocar um ajuste de datas. O objetivo de 2024 foi a premissa do interesse do clube, da minha forma também, para 2024. O Braz perguntou como a gente podia ajustar os meus objetivos profissionais e o projeto do Flamengo. O projeto pesou mais forte para o ajuste de datas. É uma situação que traz risco e benefícios. O objetivo real é a classificação direta para a Libertadores”, esclareceu Tite.