PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Nos pênaltis, Palmeiras perde para o Boca Juniors e está fora da Copa Libertadores 

Nos pênaltis, Palmeiras perde para o Boca Juniors e está fora da Copa Libertadores 

Verdão arrancou empate no segundo tempo com Piquerez, mas parou em Sergio Romero, goleiro titular do time xeneize

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

Nesta quinta-feira (5), o Palmeiras foi eliminado pelo Boca Juniors na fase semifinal da Copa Libertadores após derrota por 4 a 2 na disputa de pênaltis e empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.  

O time argentino vai decidir o título do torneio com o Fluminense. A decisão está marcada para ocorrer no dia 4 de novembro, no estádio Maracanã. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Primeiro tempo 

A etapa inicial de partida começou com alguns minutos de atraso no estádio Allianz Parque. Isso porque a fumaça de alguns sinalizadores que foram acesos nas arquibancadas invadiu o gramado. Em relação ao jogo, as equipes adotaram estratégias diferentes. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Boca Juniors apostou na marcação posicionada e deu a responsabilidade de criação de jogadas ao Palmeiras. O Verdão chegou a ter mais de 80% de posse de bola, segundo informou a transmissão da partida.  

No entanto, foi envolvido pelo alto poder de concentração coletiva da equipe xeneize. A maioria das finalizações palmeirenses ou foram bloqueadas ou não tiveram direção. 

Cavani inaugurou o placar aos 23 minutos de jogo. O goleador uruguaio aproveitou jogada individual de Merentiel e, de carrinho, balançou as redes após passe rápido e rasteiro. 

PUBLICIDADE
Cavani (à esquerda com o punho cerrado) comemora gol do Boca Juniors contra o Palmeiras, na semifinal da Copa Libertadores – foto: Alexandre Schneider/Getty Images

O treinador Abel Ferreira ficou inquieto após o lance. O português conversou com os auxiliares e pegou uma pasta a fim de acessar o banco de informações para avaliar o que poderia ser feito a fim de melhorar o desempenho coletivo do Palmeiras. 

PUBLICIDADE

Segundo tempo 

O rápido estudo não foi em vão. O time paulista deixou o vestiário com duas alterações. Endrick e Kevin substituíram Artur e Marcos Rocha, respectivamente. 

O treinador do Boca Juniors, Jorge Almirón, reagiu às trocas e mudou a formação tática. O zagueiro Valdez entrou no lugar do atacante Merentiel. Com isso, o time argentino aumentou para cinco o total de jogadores na defesa. 

A primeira chance mais clara do Verdão, na etapa final, ocorreu aos 12 minutos. Mayke recebeu passe rasteiro de Endrick. A finalização do lateral, entretanto, foi defendida por Romero. O rebote ficou com Zé Rafael, mas novamente o goleiro espalmou a bola. 

PUBLICIDADE

O time paulista ficou com um jogador a mais aos 21 minutos. Marcos Rojo foi expulso após ser advertido pela segunda vez com cartão amarelo. Ele tentou interceptar um passe, mas chegou atrasado e fez falta ríspida. A pressão só aumentou desde esse lance. 

Piquerez empatou aos 27. O uruguaio chutou de média distância. A bola desviou no meio da trajetória e complicou Romero. O goleiro do Boca Juniors tocou na bola, mas não foi suficiente para impedir o gol. 

Disputa de pênaltis 

O goleiro Sergio Romero foi o principal destaque. Ele defendeu as cobranças de Raphael Veiga e Gustavo Gómez. O artilheiro Cavani também desperdiçou. Ele parou em Weverton.  

PUBLICIDADE

O jovem Kevin e o lateral Piquerez converteram para o Verdão. Os zagueiros Valdez, Valentini e Figal marcaram para o Boca Juniors. O pênalti da classificação foi convertido por Pol Fernández. 

Ficha técnica – Palmeiras x Boca Juniors 

Data: 5 de outubro de 2023 

Motivo: Copa Libertadores (fase semifinal – jogo 2) 

Local: estádio Allianz Parque (São Paulo/SP) 

PUBLICIDADE

Horário: 21h30 (horário de Brasília) 

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Kevin), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Fabinho), Gabriel Menino (López) e Raphael Veiga; Mayke (Luís Guilherme), Rony e Artur (Endrick) – treinador: Abel Ferreira 

Boca Juniors: Romero; Advínculla, Figal, Marcos Rojo e Fabra (Saracchi); Pol Fernández, Ezequiel Fernández, Medina e Barco (Valentini); Merentiel (Valdez) e Cavani – treinador: Jorge Almirón 

Better Collective