O grande assunto do futebol brasileiro nas últimas horas tem sido a declaração do lateral-direito Yan Couto, da seleção brasileira. Em entrevista coletiva, o jogador disse que Daniel Alves – preso por estupro, é o seu grande ídolo no futebol.
Essa declaração pegou mal e o jogador tem recebido diversas críticas nas redes sociais, por torcedores e jornalistas.
“Meu ídolo é o Daniel Alves, né? Não tem como ser outro.”
– Yan Couto na coletiva com a seleção brasileira.
A gente até entende o cara curtir o que foi Dani Alves em campo. Mas irmão, se ajuda aí. Ele tá preso por estupro. Ídolo? Se ajuda.pic.twitter.com/5PnMmJjty9
— ⚽ (@DoentesPFutebol) October 16, 2023
Bruno Formiga “Defende” Yan Couto
Em sua rede social, o jornalista Bruno Formiga, do TNT Sports, disse entender o lado de Yan Couto. Formiga faz um comparativo com Mike Tyson, ex-boxeador que se envolveu em algo parecido que o Daniel Alves.
“Quantos boxeadores não citaram Tyson como referência? Yan Couto falar de quem ele mais viu na posição me parece natural. Talvez o escorregão na palavra ídolo leve a conversa pra outro lado. Mas quem cometeu crime não foi ele”, escreveu o jornalista.
Quantos boxeadores não citaram Tyson (condenado e preso por estupro) como referência? Muitos. Yan Couto falar de quem ele mais viu na posição me parece natural. Talvez o escorregão na palavra ídolo leve a conversa pra outro lado. Mas quem cometeu crime não foi ele. Calma.
— Bruno Formiga (@brunoformiga) October 16, 2023
Mariana Spinelli responde
Apresentadora da ESPN, Mariana Spinelli também usou a sua rede social para responder a publicação.
Para ela, o problema maior foi o jogador nem ter ficado constrangido em citar Daniel Alves. Ela entende que isso é consequência de uma “normalização” sobre violência contra a mulher.
“Formiga, entendo o que você diz, mas acredito que a problemática não seja “só” ele citar. É como não há ressalva ou ao menos hesitam ao falar de violência contra mulher. Se meu ídolo, sei lá, mata alguém, eu não chego sorrindo para responder em uma coletiva que é meu ídolo. Se fosse citar, falaria com cautela. A problemática é que o que o Daniel Alves fez, pouco envergonha na hora de falar”, disse Mariana.
Se meu ídolo, sei la, mata alguém, eu nao chego sorrindo p responder numa coletiva q é meu idolo. Se fosse citar, falaria com cautela. A problematica é q o q fez dani alves pouco envergonha na hora de falar. Dificil explicar no twitter kkkkk, mas acho q consegui
— Mariana Spinelli (@marianaspinelIi) October 16, 2023
Yan Couto deve ser titular no próximo jogo da seleção brasileira
O Brasil volta a campo amanhã (17), às 21h, contra o Uruguai, fora de casa, pela 4ª rodada das Eliminatórias.
Para essa partida, é provável que Yan seja titular, já que Danilo, lateral titular da seleção, se lesionou e foi cortado.