O processo de reformulação do Ajax vem sendo conturbado. Após encerrar o último Campeonato Holandês na 3ª posição, garantindo vaga para a Europa League, a equipe se encontra na zona de rebaixamento, no 16º lugar, com cinco pontos em seis jogos, sofrendo 12 gols até aqui.
A janela de transferências europeia foi de grandes perdas no elenco. O meia Mohammed Kudus e o zagueiro Jurrien Timber se transferiram para West Ham e Arsenal, respectivamente. Em contrapartida, o clube desembolsou 20 milhões de euros (cerca de R$ 107 milhões na cotação atual) para fechar com o defensor Josip Sutalo, ex-Dinamo Zagreb, da Croácia. Esta foi a contratação mais cara do time no período.
Titular com o técnico Maurice Steijn, o jogador vem sofrendo diversas críticas. Entre eles o ex-atacante Andy van der Meijde, que afirmou que o zagueiro estaria com saudades de casa e quer deixar o Ajax: “Ele realmente quer voltar (para a Croácia). Ele não fala com ninguém, nem mesmo com seus colegas de equipe. Ele não quer nada, não quer fazer nada, não quer socializar com os outros, não quer tomar café, nada. Ele simplesmente sente saudades de casa”, afirmou durante o programa Veronica Offside, do portal holandês KIJK. Outro problema seria a comunicação, pois o atleta não entenderia o idioma holandês, apenas o de seu país natal.
Quem também teceu comentários negativos sobre o zagueiro foi o ídolo Marco van Basten. Em declaração à emissora holandesa Ziggo Sport, a lenda do Ajax disse que não vê o defensor como líder dento de campo. “Quem é o líder? (Steven) Bergwijn já está tendo problemas consigo mesmo. Esse Sutalo não fala uma palavra de inglês ou holandês”, disparou.
Sutalo foi perguntado sobre a situação e comentou as duas falas dos ex-jogadores. Além de discordar dos comentários de van der Meijde, afirmou que está com seus companheiros o “o tempo todo”. Em entrevista ao portal croata Germanijak, o jogador não quis comentar sobre seu desempenho em campo. “Eu realmente não quero entrar nisso. Eu tive algumas ofertas concretas neste verão, e depois algum interesse de clubes europeus, grandes em suas ligas. Eu escolhi o Ajax porque acho que é a melhor opção para mim. Porque é um grande clube e tenho certeza de que não cometi um erro”, comentou.
Sobre van Basten, exaltou o ídolo do clube e fez uma promessa. “Foi um grande jogador. Sou muito jovem para me lembrar dele, mas de tudo que ouvi, ele era um grande atacante, um dos melhores do mundo. Ele é um ícone do Ajax e tenho certeza de que não vou decepcioná-lo”, finalizou.
Sutalo e companhia voltam a campo pelo Ajax somente no dia 22, por conta da Data Fifa, quando visitam o Ultrecht, pelo Campeonato Holandês. Posteriormente, a equipe busca recuperação no Grupo B da Europa League, que conta também com AEK Athens, da Grécia, Brighton, da Inglaterra, e Olympique de Marselha, da França.