Os portugueses Jorge Jesus e Abel Ferreira promoveram uma verdadeira revolução no futebol brasileiro nos últimos anos. Enquanto o primeiro foi responsável por uma série de títulos no Flamengo, o segundo instituiu uma verdadeira dinastia de conquistas no Palmeiras. O trabalho dos dois técnicos foi analisado por Renato Maurício Prado, durante o “Fim de Papo”, do UOL, nesta segunda-feira (30).
“O Jorge Jesus é o maior técnico da história do Flamengo, quem ganhou a Libertadores e o Brasileiro no mesmo ano. A mesma coisa no Palmeiras, das três Libertadores o Abel ganhou duas. Diante disso, não tem como fugir. Em termos de resultados, o Abel é o maior treinador da história do Palmeiras, assim como o Jorge Jesus em relação ao Flamengo”, comentou.
Jorge Jesus chegou ao Flamengo em 2019, onde permaneceu até 2020. No Rubro-Negro da Gávea, o técnico, que atualmente comanda o Al-Hilal, da Arábia Saudita, faturou cinco título, entre estes o Brasileirão e a Copa Libertadores de 2019, a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana em 2020.
Do outro lado, o compatriota Abel Ferreira, foi contratado pelo Palmeiras em 2020, onde permanece até hoje. Entre as principais conquistas do lusitano estão: o bicampeonato da Libertadores (2020 e 2021), a Copa do Brasil (2020), o Brasileirão (2022) e a Supercopa do Brasil (2023).
Palmeiras e Flamengo no Brasileirão
As duas equipes seguem vivas no Brasileirão, com maior destaque para o Palmeiras. Neste momento, o time capitaneado por Abel Ferreira ocupa a segunda posição no torneio, com 53 pontos, seis atrás do líder Botafogo.
Já em relação ao Flamengo, a equipe da Gávea permanece no quinto posto, com 50 pontos na classificação.