Goleiro da LDU brilha nos pênaltis e Fortaleza fica com o vice da Copa Sul-americana
Com gols de Lucero e Alzugaray, duelo vai aos pênaltis e Domínguez se torna carrasco do Leão ao defender três cobranças
Fortaleza e LDU se enfrentaram neste sábado (28), pela grande final da Copa Sul-Americana 2023. Brasileiros e equatorianos voltaram suas atenções ao Estádio Domingo Burgueño Miguel em Maldonado, no Uruguai, para acompanhar o tão esperado confronto.
O time de Vojvoda foi inicialmente a campo com João Ricardo, Tinga, Emanuel Brítez, Tite e Bruno Pacheco; Zé Welison, Caio Alexandre e Pochettino; Marinho Lucero e Guilherme.
Já a equipe treinada por Luis Zubeldía iniciou a partida com Alexander Domínguez, José Quintero, Ricardo Adé, Facundo Rodríguez e Leonel Quiñónez; Ezequiel Piovi e Mauricio Martínez; Sebastián González, Renato Ibarra e Jhojan Julio; Paolo Guerrero.
Em jogo tenso, o Fortaleza abriu o placar no segundo tempo, mas viu a LDU empatar e empurrar a decisão até os pênaltis. Apesar dos esforços de João Ricardo, Domínguez levou a melhor ao pegar 3 cobranças e sagrou o clube equatoriano bicampeão da competição continental.
Primeiro tempo sem gols
Em um primeiro tempo equilibrado, o destaque ficou para a cautela de ambas as equipes, que não arriscaram muito. Aos 37 minutos, Zubeldia foi obrigado a gastar sua primeira alteração após lesão de Renato Ibarra, que deu lugar a Alzugaray.
A equipe equatoriana pareceu desde cedo disposta a fazer o tempo passar e o jogo perder seu ritmo, o que fez com que o árbitro venezuelano, Jesus Valenzuela, levasse a primeira etapa da partida até os 50 minutos. O Fortaleza, com 61% de posse de bola, tentou ditar o jogo, mas não conseguiu tirar o zero do placar. Ambas as equipes finalizaram apenas duas vezes na primeira etapa, sem muito perigo.
Fortaleza abre o placar, mas sede empate no 2º tempo
Para o início da segunda etapa, os dois treinadores optaram por não mexer nos jogadores já em campo. Ainda assim, o jogo ganhou mais emoções. E foi logo aos 3 minutos que o Leão abriu o placar, após Pochettino se infiltrar pela direita e cruzar rasteiro para que Lucero, que se antecipou frente a defesa, marcar.
Não demorou muito para que a LDU corresse atrás de buscar o empate. Aos 11 minutos, Alzugaray, que entrou ainda no primeiro tempo, recebeu pelo alto na direita, limpou a defesa com categoria e marcou um belo gol de perna esquerda para igualar o placar.
Aos 18 minutos, a LDU fez sua segunda alteração, colocando seu camisa 10, Alexander Alvarado, em campo no lugar de Sebastián González. Em resposta, o Fortaleza gastou sua primeira substituição logo em seguida, com a entrada de Yago Pikachu no lugar de Guilherme, dando mais intensidade ao time.
Aos 29 minutos o já amarelado Marinho deu lugar a Machuca e aos 37, Vojvoda optou por voltar a mexer no meio-campo do Leão, com Tiago Galhardo e Pedro Augusto no lugar de Pochettino e Zé Welison.
No entanto, foi a LDU quem finalizou mais no segundo tempo, mesmo obtendo menos posse de bola. No momento de maior perigo, aos 45 minutos, João Ricardo foi obrigado a fazer boa defesa e jogar a bola pra escanteio após forte chute de Martínez. O árbitro apitou o fim do tempo regulamentar aos 49 minutos.
Prorrogação tensa no Uruguai
A equipe equatoriana mostrou desde o início da prorrogação a intenção de segurar o empate e levar a final aos pênaltis. O Fortaleza foi então para cima e Tinga cabeceou sobre o gol de Domínguez após escanteio aos 6 minutos.
Vojvoda trocou argentinos em campo aos 9 minutos, colocando o atacante Romero no lugar de Lucero, autor do gol e batedor de pênaltis oficial do Leão. Porém foi a LDU quem ditou o ritmo no fim do primeiro tempo da prorrogação, sem qualquer pressa.
No início da segunda etapa o Fortaleza chegou com perigo com Yago Pikachu em chute cruzado pela direita, a bola passou em frente ao gol adversário, mas ninguém conseguiu desviar. Tinga voltou a levar perigo de cabeça em escanteio aos 2 minutos, mas Domínguez defendeu com segurança.
A prorrogação se manteve tensa e disputada, mas o 1 a 1 continuou no placar até o fim definitivo da partida, levando a decisão da segunda competição continental mais importante da América do Sul para os pênaltis.
Domínguez pega três e LDU vence nos pênaltis
Nas penalidades, João Ricardo jogou a pressão para o lado equatoriano por duas vezes ao defender as batidas de Paolo Guerrero e Alvarado. No entanto, Domínguez também brilhou pela LDU e defendeu os chutes de Romero e Pedro Augusto, levando para os pênaltis alternados em 3 a 3.
Nas primeiras batidas alternadas, Ezequiel Piovi marcou para a LDU e o goleiro Domínguez se tornou o herói da partida ao defender o último pênalti de Emanuel Brítez.
Com a vitória de 4 a 3 nos pênaltis, a LDU conquistou seu segundo título da Copa Sul-Americana. O clube equatoriano venceu a competição continental pela primeira vez em 2009, após bater o Fluminense na final.
Próximo jogo do Fortaleza
Após o título perdido no Uruguai, o Fortaleza volta então sua atenção para o Brasileirão Série A. O Leão entra novamente em campo já na próxima quarta-feira (1) contra o Atlético-MG fora de casa. O Galo ocupa atualmente a 7ª colocação com 46 pontos, enquanto o Leão do Pici está em 9º, com quatro pontos a menos.