Na tarde deste domingo (28), às 17 horas, o Fortaleza enfrenta a LDU de Quito pela final da Copa CONMEBOL Sul-Americana, no Estádio Domingo Burgueño Miguel, localizado em Maldonado, Uruguai. Em sua trajetória até a decisão, a equipe cearense acumulou bons resultados com um ótimo desempenho dentro de campo. O Laion nunca havia chegado tão longe numa disputa continental e agora está perto de conquistar o maior título de sua história.
Nessa campanha, o clube lidera no quesito de aproveitamento com 80,6%, no número de vitórias (9) e também no número de gols marcados (27). Além disso, a equipe é a mais efetiva da competição, precisando de apenas 4,1 chutes para marcar. Esses dados ilustram bem as principais virtudes do Fortaleza, uma equipe com o DNA ofensivo e que é muito letal em seus ataques.
O técnico Juan Pablo Vojvoda arma seu time para ser mais vertical, com transições rápidas entre defesa e ataque, e é por isso que sua equipe é a segunda que menos precisa de toques para fazer gols (267,5). Os números defensivos do tricolor de aço também impressionam. Foram apenas nove gols sofridos em 12 jogos no campeonato, com uma média de 11,8 finalizações sofridas para cada gol. O time perdeu só uma vez durante o campeonato, por 1 a 0 contra o Estudiantes Merida, na Venezuela.
Resultados do Fortaleza na Sul-Americana
O Fortaleza terminou em primeiro lugar com 15 pontos no grupo H, que contava com San Lorenzo, Palestino e Estudiantes Merida. Já na fase de mata-mata, a equipe passou do Libertad nas Oitavas de final, América Mineiro nas Quartas de final e Corinthians na semi. A LDU, adversária do tricolor na decisão, eliminou Nublense, São Paulo e Defensa y Justicia no caminho até a final.