Fluminense vai disputar sua segunda final de Libertadores depois de 15 anos; relembre a primeira vez
Tricolor carioca venceu o Internacional e está novamente na final da competição
O Fluminense está na final da Libertadores! O time de Fernando Diniz foi ao Beira-Rio e derrotou o Internacional, por 2 a 1. Com o 2 a 2 na ida, o clube carioca avança para a sua segunda final de Libertadores da história.
O Fluminense busca o seu título inédito, mas já disputou uma final da competição. E foi há 15 anos, comandado por Renato Gaúcho.
“Fluminense vai brincar no Brasileirão”
Renato Gaúcho, inclusive, foi um grande personagem dessa decisão. Na época, a Libertadores terminava no meio do ano.
Então, o treinador do Fluminense deu uma entrevista nas vésperas da semifinal, dizendo que se o Fluminense vencesse a Libertadores, eles iam “brincar” no Brasileirão, já que estaria classificado para a próxima Libertadores.
Mas, isso não aconteceu e essa frase acabou se voltando contra o treinador, como uma forma de “tirar sarro”. No final, o clube carioca terminou em 14º no Campeonato Brasileiro, apenas um ponto da zona de rebaixamento.
A campanha do Fluminense na Libertadores 2008
O Fluminense disputou a Libertadores de 2008 por ter vencido a Copa do Brasil de 2007. Na fase de grupos, o Fluzão enfrentou LDU (Equador), Arsenal de Sarandí (Argentina) e Libertad (Paraguai).
Com quatro vitórias, um empate e uma derrota, o Tricolor se classificou em primeiro geral. Nas oitavas, superou o Atlético Nacional (Colômbia) com duas vitórias: 1 a 0 e 2 a 1.
Nas quartas, encarou o São Paulo e, após perder na ida por 1 a 0, fez 3 a 1 na volta, em um jogo emocionante e se classificou.
Na semifinal, pegou o poderoso Boca Juniors (Argentina). Empatou na Argentina por 2 a 2 e venceu em casa por 3 a 1, avançando à primeira final de sua história.
Na final, o clube carioca enfrentou a LDU, adversário que já havia enfrentado na fases de grupos. Na primeira fase, o Fluminense empatou em 0 a 0 no Equador e venceu por 1 a 0 no Maracanã.
Final nos pênaltis
A final, na época disputada em dois jogos, foi totalmente diferente do que aconteceu na fase de grupos.
Na ida, a LDU venceu em casa por 4 a 2. A volta, no Maracanã, o Flu venceu por 3 a 1, com três gols de Thiago Neves. A decisão, então, foi para os pênaltis.
Nas penalidades, Conca, Thiago Neves e Washington perderam as suas cobranças e a LDU acabou ficando com a taça.
Ao todo, nesta campanha de 2008, o Fluzão fez 14 jogos, com nove vitórias, dois empates e três derrotas. Foram 27 gols marcados e 11 sofridos.
O Fluminense tinha bons jogadores, como o zagueiro Thiago Silva, os meias Cícero, Conca e Thiago Neves, além de Washington e Dodô no ataque.
Escalações na final:
Fluminense: Fernando Henrique; Gabriel (Maurício), Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor (Roger), Arouca (Dodô), Cícero, Conca e Thiago Neves; Washington. Técnico: Renato Gaúcho.
LDU: Cevallos; Campos, Calle, Araujo e Ambrosi; Vera, Urrutia, Manso (Araujo) e Bolaños (Salas); Bieler e Guerrón. Técnico: Edgardo Bauza.