Apesar da temporada 2023 ainda não ter acabado, o Flamengo tem diversos assuntos no planejamento de 2024 para resolver, um dos pontos é a saída de alguns jogadores do plantel. De acordo como jornalista Venê Casagrande, o Rodrigo Caio não terá o contrato renovado. O experiente defensor tinha a esperança de uma remontada com a chegada de Tite, mas a diretoria já “bateu o martelo” sobre o assunto.
Neste ano, Rodrigo Caio chegou a ser sondado por Cruzeiro e Coritiba, mas não manifestou desejo de saída, mesmo sendo pouco aproveitado no time da Gávea. Apesar da vontade de seguir no Flamengo, o atleta não conseguiu convencer a diretoria de uma mudança de postura.
Contra o Cruzeiro, por exemplo, na última quinta-feira, Léo Pereira estava suspenso e não esteve em campo. Rodrigo Caio, no entanto, acabou sendo preterido, e a dupla de vaga foi formada por Fabrício Bruno e David Luiz. O camisa 23 acabou se lesionando, e novamente Rodrigo não foi acionado, perdendo espaço para Pablo.
Quinta opção no plantel do Flamengo, Rodrigo Caio só esteve em campo em sete jogos da equipe nesta temporada, com 582 minutos jogados. Ao longo da carreira do atleta, Tite sempre manifestou o sentimento de admiração pelo defensor, tanto que em tempos de seleção chegou a convocá-lo, quando ele defendia o São Paulo, e depois da chegada ao time da Gávea. Contudo, as sucessivas lesões impactaram diretamente a sequência do zagueiro.
O Flamengo volta a campo neste domingo (22), às 16h (de Brasília), quando encara o Vasco. O duelo marca a estreia de Tite no Maracanã, e movimenta a 28ª rodada do Brasileirão. O debute do treinador se deu com vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro, na última quinta.