Flamengo derrota Vasco e reduz diferença para o líder Botafogo
Mengão derrotou o Cruzmaltino com gol feito por Gérson no segundo tempo e se firmou no terceiro lugar do Campeonato Brasileiro
O Flamengo derrotou, neste domingo (22), o Vasco da Gama por 1 a 0, no estádio Maracanã, em clássico válido pela rodada 28 do Brasileirão Série A. O único gol do jogo foi marcado por Gérson, aos 30 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o time comandado por Tite chegou aos 50 pontos e assumiu temporariamente a vice-liderança da competição. Além disso, reduziu para nove a desvantagem em relação ao líder, Botafogo.
Isso porque o Glorioso empatou mais cedo com o Athletico Paranaense por 1 a 1. O Vasco, por sua vez, estacionou nos 30 pontos e voltou para a zona de rebaixamento. Ocupa o 17° lugar.
Primeiro tempo
Os times foram a campo com posicionamentos táticos parecidos. O Flamengo teve Arrascaeta como principal novidade. Depois de ser reserva na vitória diante do Cruzeiro, o uruguaio foi escalado como titular e o jogador mais perigoso na etapa inicial.
O meio-campista rubro-negro cobrou uma falta que raspou a trave da meta vascaína aos 21 minutos, deu uma cabeçada defendida pro Léo Jarim aos 35 e protagonizou um chute pra fora aos 38 minutos.
Além disso, Arrascaeta cobrou um escanteio na medida para Fabrício Bruno. O zagueiro do Flamengo cabeceou, mas a bola acertou o travessão. O defensor ainda pegou o rebote e chutou rasteiro, mas Léo Jardim defendeu. Os lances ocorreram no minuto 42.
O Vasco também atacou, mas sem dar grandes sustos. O time treinado por Ramón Díaz começou melhor a partida e chegou a ter 6 a 1 em finalizações, segundo números apresentados pela transmissão ao vivo da TV Globo.
Segundo tempo
O Flamengo impôs a qualidade técnica e se fez mais presente no ataque durante começo do segundo tempo. No entanto, a primeira chance mais perigosa da etapa final foi criada pelo Vasco. Aos 21 minutos, Piton cruzou na cabeça de Vegetti. A conclusão foi rasteira e Rossi espalmou para escanteio.
Uma alteração feita três minutos antes do lance acima foi crucial para o Flamengo vencer a partida. Gabigol substituiu Pedro e deu mais movimentação para o ataque rubro-negro.
O atacante foi lançado por Thiago Maia e cruzou a bola na área, mas o perigo foi afastado parcialmente por Léo. O rebote sobrou para Gerson balançar as redes após chute com o pé esquerdo, aos 30 minutos.
Ficha técnica – Flamengo x Vasco
Data: 22 de outubro de 2023
Motivo: Brasileirão Série A (rodada 28)
Horário: 16h (horário de Brasília);
Local: estádio Maracanã (Rio de Janeiro/RJ)
Flamengo: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Erick Pulgar, Gerson (Éverton) e Arrascaeta (Éverton Ribeiro); Pedro (Gabigol) e Bruno Henrique (Luiz Araújo) treinador: Tite
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Jair), Praxedes (Sebastián Ferreira), Paulinho, Gabriel Pec e Payet (Orellano); Vegetti – treinador: Ramón Díaz