Em uma edição de Brasileirão marcada por polêmicas, o Corinthians levou a melhor sobre o Internacional e ficou com o título em 2005. Durante o programa ‘Apito Final’, da Band, o ex-jogador do Colorado, Tinga, relembrou o lance polêmico da partida entre as equipes, quando Fábio Costa comete entrada forte dentro da área e a arbitragem decide expulsar o atleta do Inter por simulação.
Tinga foi questionado se havia ‘superado’ o lance em Corinthians x Internacional, no Brasileirão de 2005 e, mesmo rindo, apontou que não. “Pô, tu deixou só para o final isso, Neto. Você é malandro, hein. É muito corintiano mesmo”, cutucou o ex-jogador do Colorado para Neto, apresentador do programa da Band.
Em seguida, Tinga ‘elegeu’ o que foi pior no lance polêmico: a não marcação da penalidade máxima ou receber o segundo amarelo por uma suposa simulação. “Ser expulso. Pelo menos, o cara consegue ir de igual para igual”, disse o ex-volante do Inter. Tinga também afirmou que não conversou com Fábio Costa, goleiro do Timão à época e outro protagonista na jogada. Confira:
Lance entre Tinga e Fábio Costa em Corinthians x Inter foi uma das polêmicas do Brasileirão de 2005
A jogada envolvendo o ex-volante do Colorado e o arqueiro do Timão foi o único momento de reclamações naquela edição de Campeonato Brasileiro. Em 2005, durante a competição, foi deflagrado uma investigação de manipulação de resultados, que dentre outros desdobramentos, resultou em anulação e reedição de 11 partidas da competição.
Já o polêmico jogo em questão, Corinthians x Internacional, ocorreu quando faltavam três rodadas para o fim do campeonato. O Colorado, então segundo colocado, tinha chances de igualar a pontuação do Timão, que liderava a competição.
Por isso, a reclamação acintosa no lance entre Fábio Costa e Tinga reverberou uma vez que além de não assinalar a penalidade máxima, o árbitro Márcio Rezende de Freitas ainda expulsou o atleta do clube gaúcho.
Por fim, o Interncional de Tinga não conseguiu alcançar o Corinthians de Fábio Costa nas partidas seguintes. Desta maneira, o Timão sagrou-se campeão do Brasileirão de 2005, esquentando a rivalidade entre o Colorado e o Alvinegro Paulista.