O Brasil conquistou mais uma medalha no Pan de Santiago em 2023. O ginasta Diogo Soares ganhou a medalha de prata no individual geral masculino da ginástica artística. Ele obteve 81.865 pontos na classificação geral.
Quem levou o ouro foi o canadense Felix Dolci, que marcou 82.531 pontos. Por sua vez, o americano Donnell Whitthenburg fechou o pódio com a medalha de bronze e pontuação de 81.764. Arthur Nory, o outro brasileiro na disputa, terminou em nono, com 77.932 pontos.
É a primeira medalha individual de Soares em competições internacionais. Ele disputou as Olimpíadas de Tóquio 2020, mas não conseguiu nenhuma medalha seja a nível individual ou por equipe. Em 2023, Soares disputou o Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que foi realizado na Bélgica, e demonstrou sua evolução no esporte ao terminar a competição entre os 10 melhores ginastas.
Nesta edição do Pan, Soares também conquistou uma medalha de bronze na disputa por equipes. Ele terá a chance de ganhar mais medalhas nas demais disciplinas da ginástica artística masculina. Soares deve participar das competições nas categorias solo, barra horizontal, barras paralelas, salto sobre o cavalo, argolas e trave.
Desempenho do Brasil
Até o momento, o Brasil conquistou 25 medalhas no Pan de Santiago 2023, sendo 5 de ouro, 10 de prata e 10 de bronze. O país ocupa a quarta colocação no ranking até o momento, atrás de Estados Unidos (57), México (24) e Canadá (28). Os mexicanos estão à frente na classificação por terem conquistado mais medalhas de ouro que Brasil e Canadá.
Os ouros vieram na natação e no skate. Nas piscinas, ganharam o pódio Guilherme Costa (400m livre), o time masculino (400 m livre) e o time misto (400m livre). Por sua vez, Rayssa Leal (street) e Lucas Rabelo (street) ganharam o ouro no skate.
A ginástica rendeu mais uma prata para o Brasil além da de Diogo Soares. Essa foi mérito da equipe feminina de ginástica artística. Além delas, a natação, o skate e o taekwondo também renderam pratas para os brasileiros. Nas águas, elas vieram nos braços de Maria Fernanda Costa (400m livre e 200m livre), Leonardo de Deus (200m borboleta), e Vinícius Lanza (100m borboleta). No skate, as pratas foram conquistadas por Pâmela Rosa no street e por Raicca Ventura e Augusto Akio Takahashi no park. Já nos tatames, a prata veio pelos pés de Maria Clara Pacheco (até 58kg).
Por fim, os bronzes vieram com o time masculino de ginástica artística e em outros esportes. O ciclismo rendeu duas medalhas com José Gabriel e Raiza Goulão no mountain bike. Já no esqui aquático, o bronze foi para Felipe Neves (slalom). Na natação, três atletas conquistaram o terceiro lugar: Gabrielle Roncatto (400m livre), Murilo Sartori (200m livre) e Alexia Tavares Assunção (200m costas), além do time de revezamento 4×100 feminino. Fecham a lista de medalhistas dois atletas de taekwondo: Paulo Ricardo Melo (até 58kg) e Lucas Ostapiv (entre 68kg a 80kg).