O Santos venceu o Palmeiras por 2 a 1, neste domingo (8), no estádio Arena Barueri. O clássico foi válido pela rodada 26 do Brasileirão Série A. Com o resultado, o Verdão estacionou nos 44 pontos e se complicou na luta pelo título do campeonato.
Isso porque o líder, Botafogo, derrotou o Fluminense no Maracanã. Com isso, a diferença entre as equipes aumentou para 11 pontos.
O Santos, por sua vez, ganhou fôlego na luta contra o rebaixamento. Chegou aos 30 pontos e subiu para o 14° lugar.
Primeiro tempo
As duas equipes tiveram novidades na escalação titular. O treinador palmeirense, Abel Ferreira, gostou do rendimento apresentado pelos jovens Endrick e Kevin contra o Boca Juniors e apostou em ambos. A dupla revelada pela base do Verdão formou o trio de ataque com Rony.
O Santos, por sua vez, manteve o sistema de cinco jogadores na defesa e apresentou uma dupla de ataque diferente. Alfredo Morelos foi o parceiro de Marcos Leonardo.
O clássico paulista coeçou animado. Endrick acertou o travessão aos 11 minutos. No lance, ele recebeu um passe no campo de defesa e conduziu até a próximo da grande área santista.
À medida que a defesa adversária concedia espaços, o jovem de 17 anos acelerava a passada para se aproximar da meta defendida por João Paulo.
Os dois gols da etapa inicial foram marcados por intermédio de bolas paradas. Zé Rafael desviou uma cobrança de falta para inaugurar o marcador. O lance ocorreu aos 42 minutos. Rincón empatou aos 46 após cobrança de escanteio.
Segundo tempo
Uma alteração foi decisiva para o Peixe virar o jogo. Maxi Silvera substituiu Morelos aos 13 minutos. Foi justamente do uruguaio o cruzamento para o gol de Marcos Leonardo aos 24.
O Palmeiras também conseguiu atacar. Uma cabeçada de Rony foi pra fora após cruzamento de Mayke. O lance ocorreu aos 36 minutos.
Ficha técnica – Palmeiras x Santos
Data: 8 de outubro de 2023
Motivo: Brasileirão Série A (rodada 26)
Local: estádio Arena Barueri (São Paulo/SP)
Horário: 16h (horário de Brasília)
Palmeiras: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo (Luís Guilherme) e Piquerez; Zé Rafael (Richard Ríos), Gabriel Menino (Jhon Jhon) e Raphael Veiga (Fabinho); Rony, Kevin (Flaco López) e Endrick – treinador: Abel Ferreira
Santos: João Paulo; Lucas Braga, João Basso, Joaquim, Messias e Kevyson (João Lucas); Rincón (Camacho), Jean Lucas e Nonato (Dodi); Morelos (Maxi Silvera) e Marcos Leonardo (Júlio Furch)– treinador: Marcelo Fernandes