Home Futebol Corinthians, Palmeiras, Santos e mais: Libertadores Feminina mantém hegemonia paulista

Corinthians, Palmeiras, Santos e mais: Libertadores Feminina mantém hegemonia paulista

Competição define hoje quem leva o título em 2023 entre o Alvinegro e o Alviverde

Beatriz Paparazo
Betariz Paparazo é uma jornalista que há cinco anos atua cobrindo esportes com ênfase em futebol brasileiro, feminino e Fórmula 1. É especializada na cobertura do Brasileirão Série A e B. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, em 2018. Atualmente exerce o cargo de editora-chefe no Torcedores.com. Passou por veículos de comunicação como Editora Abril e assessoria da CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.
Staff Imagens Woman/CONMEBOL | rodrigogazzanel/ Corinthians

Staff Imagens Woman/CONMEBOL | rodrigogazzanel/ Corinthians

Na noite deste sábado, 21, Corinthians e Palmeiras entram em campo em busca do título da Copa Libertadores Feminina. 

Atuais campeãs da competição da Conmebol, as Palestrinas chegam com 100% de aproveitamento após vencerem todos os jogos disputados. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já as Brabas estão invictas, porém empataram com o Internacional na semifinal e avançam nas penalidades máximas. 

Com a decisão entre Palmeiras e Corinthians, o Brasil mantém a hegemonia e grande vantagem no número de títulos na Libertadores Feminina. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outro detalhe importante é que, representando o país na competição, apenas times paulistas foram campeões. 

Nesta última edição, o Internacional tentou quebrar essa sequência, mas acabou parando no Corinthians. 

Paulistas na Libertadores Feminina

Em 14 edições da Libertadores Feminina, apenas três vezes o campeão não saiu do Brasil: Colo Colo, do Chile, 2012; Limpeño, do Paraguai, em 2016; e  Atlética Huíla, da Colômbia, em 2018.

PUBLICIDADE

No mais, o país esteve sempre no lugar mais alto do pódio e com uma coincidência: clubes paulistas como campeões.

PUBLICIDADE

Tudo começou na estreia da Libertadores Feminina em 2009, onde o Santos foi o primeiro campeão e já emplacou o segundo título na edição seguinte. 

Depois das Sereias da Vila, foi a vez do São José levar o título representando os clubes paulistas na competição; a equipe ainda foi campeã em 2013 e 2014.

Em 2015, jogando na Colômbia, a Ferroviária também entrou para a lista dos brasileiros com título na Libertadores Feminina; em 2020 veio o bi das Guerreiras Grenás. 

A primeira conquista do Corinthians aconteceu em 2017 e, de lá para cá, o clube paulista foi campeão mais duas vezes da competição: 2019 e 2021.

PUBLICIDADE

Por último, fechando a lista dos clubes paulistas que venceram a competição representando o Brasil aparece o Palmeiras, que alcançou a primeira conquista da Libertadores Feminina na última edição.

Better Collective