Em debate no programa “Domingol com Benja”, Cafu reprovou o ambiente no Flamengo em 2023. Além da sequência de fracassos na temporada, a equipe lidou com casos de agressão envolvendo Pedro, Gerson, Varela e até mesmo Marcos Braz, vice-presidente de futebol da gestão de Rodolfo Landim.
Apontando que o ambiente leve é essencial para bons resultados, Cafu destacou o clima pesado como principal problema no Flamengo. Fora de campo, os torcedores protestaram pelos resultados decepcionantes, motivo pelo qual Landim e Braz foram alvos de vários xingamentos no Maracanã.
“Eu, como capitão em todas as equipes que eu trabalhei, isso jamais iria acontecer. O ambiente do Flamengo é muito agressivo. É agressividade do diretor, do presidente, do treinador, dos jogadores, do preparador físico… Não é um ambiente apto à prática do futebol”, disse.
“O futebol é leve, descontração, dar risada e sacanear um ao outro. No Flamengo, é diferente”, completou.
Logo depois, Cafu fez questão de externar o sentimento de surpresa com a agressão sofrida por Pedro. Sendo assim, como a situação sequer chegou perto de acontecer em seu período como atleta profissional, o capitão do penta enxerga um cenário caótico no Flamengo.
“Eu não sei qual atitude eu tomaria se eu visse um preparador físico meu dar um soco num jogador. Nunca vimos isso acontecer, nem passou. Existe sim confusão (dentro do vestiário), mas a ponto de agredir um jogador ou um jogador agredir um preparador físico, é a primeira vez na história que eu vejo”, concluiu.
Após um período turbulento com Sampaoli, que não conseguiu salvar o ano do Flamengo, Tite pode acalmar os ânimos do clube. Nos bastidores, a diretoria busca alinhar a chegada do técnico, que tem chances de fazer sua estreia depois da Data Fifa.